As estratégias das marcas no período de pandemia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Priscilla Poubel
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
* Taisa de Oliveira Torelli
Nos últimos meses o mundo parou e se isolou devido a pandemia do coronavírus. E com isso as marcas tiveram que se reinventar para se manterem vivas no mercado e na mente dos clientes. A forma de trabalhar, o comportamento do consumidor e a rotina mudaram. O e-commerce e o delivery ganharam força. A logística e os entregadores se tornaram indispensáveis.
Nesse momento, as grandes marcas estão aproveitando para atuar ativamente nessa área mais humana e em cima das necessidades fisiológica e de segurança, primeiro e segundo degraus da Pirâmide de Maslow, que fala justamente desses itens que todos precisamos, principalmente em um período de pandemia, sem certezas futuras para volta a rotina.
As ações estratégicas são voltadas para trazer essa sensação de segurança que estão em falta no tempo de pandemia, com estratégias que agregam valor a marca, proporcionando um retorno positivo e mais identificação do consumidor.
Além de trabalhar diretamente para trazer a necessidade fisiológica e de segurança, as marcas estão investindo no Marketing 3.0, que é conhecer mais que o comportamento do consumidor e também o ser humano pleno.
Trabalhar a parte mais humana, não apenas as questões demográficas, geográficas, psicográficas e comportamentais, usadas para a segmentação do mercado e escolha do público alvo, e ainda ir além, baseados nos valores que as pessoas acreditam que têm como base para seu consumo e estilo de vida. Trazer essa visão humanitária das marcas, a preocupação com o bem maior que é a vida das pessoas, gera um resultado positivo na imagem da empresa.
Todas as empresas precisam trabalhar para criar uma boa reputação de sua marca, por isso, tudo que envolva a imagem de uma forma negativa precisa rapidamente ser contornada para que não vire uma crise de imagem e reputação. O tempo todo esse zelo, esse trabalho constante de agregar valor à marca, é estratégico para a sustentabilidade da organização. Uma empresa com a sua imagem arranhada perde credibilidade e, com isso, vendas e clientes.
A marca possui aspectos intangíveis, ou seja, a impressão que ela construiu ao longo de sua história, algo percebido pelo seu consumidor. Trata-se da experiência com a marca, que a destaca de forma positiva ou não diante do seu concorrente.
As ações realizadas diante da atual conjuntura agregam valor à marca, criam ou mantém uma reputação positiva e uma boa imagem em meio à pandemia. Uma forma de criar uma identificação como uma empresa cidadã, que valoriza o ser humano acima de tudo. O valor agregado à marca reflete em como os consumidores pensam e agem. Um cliente com uma imagem positiva tende a reagir de maneira favorável à marca e aos seus produtos, tornando-se um defensor da marca.
Durante a pandemia algumas empresas estão conseguindo aumentar o valor da marca depois de alguns problemas que passaram e tiveram a credibilidade abalada. Nesse momento suas ações estão conseguindo reverter essa imagem arranhada. Pode-se analisar que as empresas estão empenhadas nas ações para o combate e a prevenção ao coronavírus. As grandes empresas se uniram, muitas até concorrentes, com o objetivo de ajudar e suprir as necessidades da população.
Uma gestão estratégica das marcas trabalhando com o emocional, as necessidades e os valores que estão tão presentes e em evidência nesse momento de isolamento social e de incerteza econômica gera maior credibilidade, um laço afetivo com seus clientes.
Todas as atividades da gestão da marca são integradas para criação da imagem com coerência e fortalecimento do seu posicionamento. E os desafios e as crises geram oportunidades para que podem consolidar e fortalecer as organizações.
* Taisa de Oliveira Torelli é professora do curso de Tecnologia em Marketing da Anhanguera de Niterói.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.anhanguera.com.
Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>