As consequências - e os aprendizados - do isolamento social
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Deborah Fecini
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Por Marta Maria Pasquali Mancini *
O mês de março de 2020 trouxe uma situação inédita para a grande maioria da população. O avanço da pandemia do coronavírus pelo mundo obrigou a adoção de medidas drásticas para evitar o contágio e o avanço da doença. Enquanto cientistas e pesquisadores buscam entender os sintomas, diagnósticos e a forma de combate ao vírus, a principal recomendação a todos é o isolamento social. Isso mesmo: ficar em casa e reduzir ao máximo qualquer contato físico com outras pessoas. É um cenário que desafia as famílias e exige atenção, principalmente com as crianças.
Isolamento social é algo extremamente necessário durante a crise em que vivemos e uma moeda que tem dois lados: ao mesmo tempo que pode trazer consequências negativas, também é uma oportunidade de grande aprendizado.
No caso do público infantil, privado de suas rotinas diárias como escola e brincadeiras em grupo com os amigos, é possível estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais durante o período de reclusão. Assim, propicia às crianças situações em que elas possam desenvolver o autocontrole emocional e o autoconhecimento, proporcionando uma melhor compreensão de suas emoções e refletindo em sua qualidade de vida e bem-estar no convívio social como um todo.
Neste momento, as crianças podem demonstrar irritabilidade, apatia e desassossego. Dessa forma, é importante que a família busque atividades que despertem o sentimento de pertencimento da criança em seu próprio ambiente familiar. Para isso, inicialmente é necessário construir uma rotina que envolva os pequenos nas atividades diárias da casa, sempre planejadas em conjunto para que eles possam perceber que o combinado vai ser cumprido.
Alguns exemplos práticos são altamente satisfatórios para desenvolver essas habilidades. Pedir ajuda para lavar louças de plástico (sem risco de se machucar) e regar plantas são ações que proporcionam maior envolvimento com a casa. Adaptar um canto da residência para piqueniques, fazer uma sessão de cinema com pipoca, contar histórias ou até organizar shows, danças e fantasias durante o isolamento aproxima a família. Outras situações que podem ser adotadas é envolver a criança na cozinha, como enrolar brigadeiros, ou até estimular empatia e boa ação ao selecionar brinquedos que não usam mais para doação.
Contudo, é importante ressaltar que isso não se trata de uma check-list, ou seja, de realizar atividades previamente combinadas para que a criança não entenda que são obrigações, mas diversão em família. Além disso, cada dia é um dia e, principalmente neste período de isolamento social, temos de exercitar a empatia e a paciência, olhando para o outro sempre com atenção e de forma respeitosa. Assim, conseguimos preservar a nossa saúde mental e, em um futuro próximo, podemos levar boas recordações deste momento de crise que estamos vivendo.
* Marta Maria Pasquali Mancini é pedagoga, psicopedagoga, educadora sexual, mestra em Educação e coordenadora do curso de Pedagogia no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidades Americana e Campinas.
SOBRE O UNISAL:
O Centro Universitário Salesiano de São Paulo está presente na área educacional desde 1952 e há mais de 20 anos com a marca UNISAL. Conta com Unidades em Americana, Campinas, Lorena, Piracicaba, São Paulo e também a Unidade Virtual/EAD, oferecendo Cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e Extensão. A Instituição integra as 93 Instituições Universitárias Salesianas (IUS) presentes em 21 países na América, Europa, Ásia, África e Oceania: www.unisal.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>