Projeto deve garantir seguro para entregadores em época de Pandemia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O deputado Ivan Valente (PSOL/SP) apresentou projeto de lei que obriga empresas de aplicativos a contratarem seguros com coberturas para acidentes e por doença contagiosa de seus entregadores. Essa obrigação irá valer durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19).
De acordo com a proposta, o seguro deve ser contratado por qualquer plataforma eletrônica que faça a intermediação entre o fornecedor de produtos e serviços e o consumidor.
Além disso, a empresa de aplicativo deve assegurar aos entregadores afastados em razão de acidente ou por suspeita ou contaminação pelo coronavírus (Covid-19) a assistência financeira durante o período de afastamento necessário para a recuperação do trabalhador.
Essa assistência financeira não poderá ser inferior a um salário mínimo e deverá ser calculada de acordo com a média das três últimas maiores remunerações percebidas pelo entregador no último ano junto à empresa.
A empresa também deverá fornecer aos entregadores máscaras, álcool-gel e luvas para proteção pessoal durante as entregas, além de material para a limpeza da mochila, bicicleta, motocicleta, capacete e outros itens utilizados para a entrega de produtos e serviços.
O projeto também estabelece que a empresa de aplicativo deverá adotar prioritariamente a forma de pagamento pela internet, adotando-se todos os cuidados para evitar o contato do entregador, caso seja necessário utilizar dispositivo eletrônico ou outro instrumento para a cobrança.
O autor do projeto argumenta que, durante a pandemia do coronavírus, os entregadores de aplicativos passaram a ser peça chave para possibilitar o isolamento social da população, mas não possuem carteira registrada, jornada de trabalho, salário-mínimo ou “seguro contra acidentes ou para doença adquirida durante o exercício de sua atividade”.
Para o parlamentar, as medidas propostas são extremamente simples e possuem caráter nitidamente humanitário. “São medidas essenciais que buscam resguardar a vida desses trabalhadores que estão se arriscando por toda a sociedade durante a pandemia”, frisa o deputado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>