A nova geração de jovens investidores no mundo
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A nova geração está interessada em investir e isso mudou a maneira como o mercado olhou para esses jovens.
O 1º passo é procurar um profissional qualificado
A poupança nunca agradou os jovens investidores e os investimentos vinculados a taxa de juros também deixaram de ser atraentes. A facilidade de acesso à informação e aos relatórios técnicos financeiros criou o ambiente ideal para que os jovens possam pesquisar e investir de forma mais ousada.
Quem explica o surgimento dessa nova carteira de clientes é Rafael Alves Teixeira Castelo, advogado no Brasil e consultor financeiro no Canadá. Com mais de 8 anos de experiencia investindo e atuando no mercado financeiro, Rafael afirma: “Desde a última década temos percebido uma mudança significativa no perfil dos investidores. Antes tínhamos a classe média/alta, com mais de 40 anos, carreira solidificada, se arriscando em novos produtos, mas ainda com baixa exposição. Atualmente, com o acesso à informação na palma da mão, temos jovens de todas as classes e idades, majoritariamente entre 18 e 25 anos, buscando por opções arrojadas de investimento. E eles não querem sequer ouvir falar em poupança ou renda fixa”, declara.
A fuga de capitais dos investimentos tradicionais se deu por conta do seu baixo rendimento. Em 2019 o retorno na poupança não passou de 0.38%. Outro fator importante foi a popularização das plataformas digitais de investimentos. Plataformas como a MetaTrader, a ProftChart e a TradeZone, empoderaram o jovem investidor e simplificaram a forma de investir. Segundo os dados divulgados pelo Brasil Bolsa Balcão (B3), até outubro de 2019 o número de investidores subiu para 1,5 milhão de pessoas. A participação dos jovens cresceu 28,6% - o número saltou de 14 mil para mais de 18 mil.
Com a crescente oferta de empresas gestoras de carteira, até os menos experientes podem fazer seu patrimônio crescer. “O jovem, e todo novo investidor, deve compreender que não existe fórmula mágica e que quanto maior for o potencial de retorno maior será o risco” alerta Castelo.
Nosso especialista lista cinco passos para dar início a uma carteira estruturada e destaca três tipos de investimentos.
“Eu sempre digo que o 1º passo é procurar um profissional qualificado, contudo, caso o jovem investidor prefira investir por contra própria aqui vão algumas dicas”:
Saber qual é o seu perfil de investidor. Esse perfil varia de acordo com a personalidade, idade, renda, tempo de experiência profissional e patrimônio líquido acumulado.
Saber qual é o seu objetivo ao investir. Costumo dizer que cada Real investido tem o seu próprio objetivo. O objetivo é de ganho ou manutenção de patrimônio? De curto ou longo prazo? Etc.
Não investir todo o seu capital em apenas um tipo de investimento.
Ter sempre uma boa reserva de emergência que possa suprir suas despesas com necessidades básicas por pelo menos três meses. É o que eu chamo de “ter segurança para arriscar”.
Fundos multimercado: são uma excelente opção para quem quer começar a investir. Administrado por um gestor, são compostos por diferentes tipos de ativos combinando segurança e crescimento.
Imóveis ou fundos de imobiliários: no longo prazo são sempre uma boa opção. Além do aumento de capital há ainda a possibilidade de uma renda mensal extra com recebimento dos aluguéis.
Dividendos: investir em ações de empresas que pagam dividendos ajuda a acelerar os ganhos no longo prazo além do benefício tributário de não ser preciso, ainda, pagar imposto de renda sobre esse ganho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>