Logo
Imprimir esta página

Escolas de negócios podem contribuir para reduzir sub-representação feminina em cargos de liderança

pixabay pixabay

Entre as mais respeitadas escolas de negócios do mundo, a Fuqua School of Business, da Duke University, coloca a igualdade de gênero no topo da agenda

Mesmo com os recentes avanços contra a desigualdade entre gêneros no ambiente corporativo, a sub-representação feminina em cargos de liderança segue sendo um desafio permanente, principalmente em relação à alta gestão. Como uma das principais escolas de negócios dos Estados Unidos, a Fuqua School of Business, da Duke University (EUA), aposta em diferentes medidas que contribuam para mitigar essa questão.

Por meio de uma série de políticas que vão desde o fomento à organização de eventos liderados pelas mulheres do campus até a realização de cursos especificamente voltados a amparar a formação de lideranças femininas, o foco é a construção de uma comunidade heterogênea que permita a cada estudante alcançar seu potencial.

Um dos destaques, nesse sentido, é o curso Mulheres na Liderança, dedicado exclusivamente a examinar as questões enfrentadas por profissionais que aspiram alcançar cargos na alta gestão. O objetivo é analisar as dificuldades e discutir estratégias que possam ser usadas para superá-las. “Há uma clara lacuna de liderança feminina no mercado de trabalho”, diz Russ Morgan, reitor associado sênior da Duke Fuqua, ao apresentar o curso. “Por isso, queremos ajudar os estudantes a navegar nesse cenário, o que necessariamente passa por entender as estruturas sociais, psicológicas e estruturais que levam à diferença de tratamento dedicada a homens e mulheres.”

O curso, oferecido no contexto do Master in Business Administration (MBA) em tempo integral (Daytime) da Duke Fuqua, não é voltado apenas para o público feminino, na medida em que cria um fórum no qual homens e mulheres podem discutir a diversidade no ambiente de trabalho de maneira franca.

Homens como aliados

A mesma preocupação em cultivar alianças com estudantes homens pode ser observada em outra iniciativa da escola de negócios, a Associação de Mulheres nos Negócios (AWIB, na sigla em inglês), uma organização liderada pelas próprias estudantes. Constituída para promover o desenvolvimento profissional das alunas da Duke Fuqua, a entidade visa promover conexões entre a comunidade e dar visibilidade para questões e desafios que as mulheres enfrentam no ambiente corporativo. Nesse contexto, a entidade estabeleceu o Programa Embaixador Masculino, que conduz discussões sobre o clima na universidade em relação à diversidade.

O resultado das iniciativas pode ser observado na elevada presença feminina entre os estudantes da Duke Fuqua: na turma de 2021 do MBA em tempo integral (Daytime), 43% dos alunos são mulheres, um recorde para o programa. Já no curso Master of Quantitative Management: Business Analytics (MQMS), as mulheres já são maioria, representando 56% dos estudantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto