Logo
Imprimir esta página

Por que os horários do estagiário são reduzidos?

pixabay pixabay

Entenda porque essa regra foi estabelecida em legislação e o impacto dela no dia a dia corporativo

Um dos grandes pontos de diferença do estágio para outras modalidades de atuação no mercado corporativo está na carga horária destinada a essa prática. Por isso, sempre tento explicar os pontos positivos dessa norma estabelecida na Lei 11.788, dispositivo responsável por esse tipo de contratação.

Quem estagia tem uma oportunidade única de ingressar no universo organizacional e aplicar, na prática, o conteúdo dado em sala de aula. Entretanto, toda empresa deve enxergar os ganhos de ter um talento sem vivências em seus times e quadros pessoais.

Um deles é a própria rotina do estudante. Me refiro ao grupo de estagiários como alunos também porque a lei estabelece: o ato educativo escolar supervisionado só pode ser realizado por quem está matriculado no ensino médio, técnico, superior ou EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Por ser um projeto direcionado apenas para quem é universitário ou secundarista, foi estabelecido como regra o limite de 6 horas diárias e 30h semanais para os estagiários. Esse termo só abre uma exceção para quem é da educação especial ou está nos dois últimos anos do EJA do nível fundamental. Para esses, serão 4h ao dia e 20 na semana.

Me perguntam muito o porquê disso. É bem simples a explicação: o desafio maior de quem é contratado para esse cargo é conciliar seu cotidiano e dividir seu tempo entre universo acadêmico e empresarial. Portanto, essa redução em comparação com a regra dos funcionários CLT, serve para obter um rendimento satisfatório do jovem, sem prejudicá-lo em suas notas.

Os gestores precisam entender esse como um recurso fundamental para conseguir um bom desempenho desses colaboradores. Afinal, é praticamente impossível obter resultados expressivos de alguém cansado constantemente. Esse é um dos modos de diminuir a tensão e a correria da rotina.

O impacto de abrir as portas de sua companhia para quem mais precisa de uma chance para mostrar talentos, entender como funciona o mundo dos negócios e aprender ao máximo é gigantesco! Portanto, acredite no estágio e na força dos mais novos. Isso certamente irá fazer do Brasil um país mais justo, melhor e próspero.

Seme Arone Junior é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto