Logo
Imprimir esta página

RCS Business Messaging: uma aposta certeira em 2020 quando o assunto é a experiência do consumidor

pixabay pixabay

Alternativa ao SMS, serviço de mensagens nativo dos aparelhos Android propicia às marcas uma comunicação mais assertiva com o cliente

A Google tem investido cada vez mais e já disponibiliza para seus clientes o seu serviço de mensagens RCS (Rich Communication Services). Trata-se de uma modernização do SMS, trazendo recursos parecidos com os do WhatsApp, como o envio de conteúdos multimídia (áudios, imagens e vídeos de alta resolução). Também será possível anexar arquivos, enviar figurinhas e até mesmo GIFs. Voltado às empresas, o RCS Business Messaging pode proporcionar uma comunicação mais assertiva com os clientes.

Segundo Julio Moretti, head de inovação da Mindbe, empresa de tecnologia e design de atendimento e parceira do Google na elaboração do protocolo do RCS Business no Brasil, uma das vantagens do sistema é permitir que qualquer pessoa com um smartphone se comunique sem precisar instalar aplicativos como o WhatsApp, Telegram ou Facebook Messenger, já que o RCS é nativo dos aparelhos Android.

Moretti afirma que as marcas devem investir mais no RCS a partir de 2020, e empresas do setor de finanças e telecomunicações poderão começar a realizar testes com o serviço. Ele ressalta que, embora as companhias ainda procurem soluções especializadas no atendimento via WhatsApp Business, o RCS ganhará força devido ao seu custo menor quando comparado ao aplicativo de mensagens instantâneas concorrente.

Peculiaridade

Uma peculiaridade do RCS Business é sua tecnologia de código aberto, que permite que as empresas personalizem a comunicação com os consumidores. Na prática, é possível fazer modificações específicas, como a alteração das cores no aplicativo enquanto o cliente conversa com a marca, de modo a reforçar a identidade visual da empresa.

Ao invés do envio de notificações, os usuários finais e empresas poderão realizar conversas por meio do RCS, o que promove uma transformação também no modelo de negócios, que passa a ter a opção de cobrança por sessão, além da tradicional por mensagem enviada. As conversas por RCS no formato Business acontecem por meio de apps compatíveis com o padrão como o Android Messages, da Google.

Todas essas possibilidades oferecem às companhias oportunidades de negócio, para que a experiência do cliente se torne cada vez mais ágil e melhor no ambiente digital. Com o investimento da Google e a adesão das operadoras brasileiras – Vivo, Oi e Claro já disponibilizam o serviço aos seus clientes –, o RCS estará cada vez mais presente no cotidiano das marcas.

Para o executivo, a ferramenta deverá ser uma forte tendência em CX. “Viver de perto o nascimento de uma ferramenta que vai movimentar o setor é, no mínimo, uma honra. Além de estarmos aprendendo muita coisa com os parceiros que estão envolvidos no projeto, seremos, mais uma vez, pioneiros na experiência do consumidor no Brasil”, finaliza.

Sobre a Mindbe

Surgimos em meio à turbulenta transformação digital. Viemos como resultado de uma longa experiência de sucesso, com mais de 15 anos de know-how em tecnologia e sistemas para centrais de contato e atendimento. A fusão de duas empresas referências em seus segmentos, G4 Solutions e Quaddra Contact Center, em meados de 2018, deu origem à Mindbe Tecnologia e Design de Atendimento, com DNA hibrido de sistemas e processos, melhorado por novas metodologias e conceitos que envolvem Design Thinking e User Experience, e um punhado de criatividade e inovação. Passamos uma vida entendendo como as pessoas querem se relacionar com as empresas, e o que as empresas desejam dessas relações. Entenda tudo isso em www.mindbe.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto