8 Dicas Para Ser Um Bom Gestor
Renato Casagrande lista quais são os principais papéis para ser um bom líder
Ser gestor vai muito além do mundo dos negócios e transita por diversas áreas, ultrapassando a esfera profissional e chegando ao pessoal. Hoje em dia, para ser um bom gestor é necessário saber ser líder de si mesmo e valorizar o coletivo, para o professor Renato Casagrande -- palestrante, conferencista, consultor em liderança e especialista em gestão educacional -- liderar é uma atividade complexa. “O líder precisa ter uma visão ampla, que possibilite implantar uma gestão sistêmica e além de cobrar resultados, é necessário ter a sensibilidade de entender os limites de cada indivíduo”, comenta o professor.
Pensando nisso, Renato Casagrande dá 8 dicas de como ser um bom gestor e se aperfeiçoar a cada dia:
EMPREENDEDOR:
É necessário que o líder possa compreender cenários e identifique oportunidades e necessidades de mudanças no ambiente, além de desenvolver o pensamento criativo - e estimular e promover a instituição no ambiente educacional.
NEGOCIADOR:
É importante estabelecer relacionamentos, firmar parcerias e acordos com organizações e profissionais de interesse institucional, além de se comunicar de maneira clara e objetiva.
PLANEJADOR:
Aqui o líder precisa enxergar o futuro e vislumbrar o que deseja para a instituição nos próximos dois anos. Para isso é necessário aprender a estabelecer planos alinhados com a visão, missão e valores institucionais.
Neste papel, é importante coordenar e participar da elaboração dos projetos e objetivos institucionais, e implantar estratégias e ações alinhadas a estes objetivos.
ORGANIZADOR:
Organizar a estrutura, os processos e os recursos para executá-los são tarefas importantes do gestor, e que, se aplicadas com assertividade e eficácia fazem a diferença.
ORIENTADOR:
O Líder deve orientar e coordenar a implantação e execução das ações e rotinas da instituição. Para isso é necessário gerenciar os processos de acordo com as normas e diretrizes institucionais.
MONITOR:
Essa função está relacionada ao ambiente interno da instituição. O gestor define qual o papel de cada membro da equipe e desenvolve-os da melhor forma. Ao realizar o papel de monitor, o gestor deve avaliar o desempenho das equipes baseado em indicadores e dados reais.
FACILITADOR:
Ao assumir o papel de facilitador, o gestor atua com maior flexibilidade e promove a gestão participativa das equipes. Promove e estimula um ambiente motivador, que possibilita a interação e participação de todos os membros e, quando necessário, precisará gerenciar e mediar conflitos.
MENTOR:
O líder deve mobilizar, engajar e sensibilizar as pessoas para conduzir a organização na busca de seus objetivos. Neste cenário, é fundamental promover ações de desenvolvimento pessoal e profissional de seus liderados e estabelecer comunicação empática, a fim de criar um relacionamento com a equipe.
Sobre Renato Casagrande:
Conferencista, palestrante e consultor em educação, cultura e liderança no ambiente educacional. É referência nacional na formação de professores, gestores e geração de resultados para instituições (públicas e privadas). Além de ser autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, é doutorando em educação pela Universidade de Aveiro (Portugal), mestre e bacharel em administração, pela Fundação Getúlio Vargas. Licenciado em Matemática e formado em Liderança Educacional pela Penn State University, dos EUA. Atualmente é presidente o Instituto Casagrande e responsável pelo eixo liderança e gestão educacional no programa de Formação em Gestão da Educação Municipal (GEM), iniciativa criada pelo MEC em parceria com a Undime Nacional.
Ao longo de sua carreira, ganhou alguns prêmios como o “Incentivos al Estudio de la Gestión Educativa”, na América Latina, pelo IIPE -- UNESCO, por pesquisas sobre cultura e gestão no ambiente educacional, além de ser reconhecido pela Fundação Getúlio Vargas como profissional gerador de talentos no Estado do Paraná; e como Gestor Educacional de Referência -- na educação básica e superior -- por diversos órgãos educacionais, sendo premiado como melhor diretor de escola pública do estado do Paraná, além de ter atuado como diretor de grupos educacionais, faculdades e colégios da rede público e privada de ensino, já exerceu a função de pró-reitor universitário e diretor do Departamento de Ensino Médio e Educação Profissional do Estado do Paraná, e coordenador da Rede Nacional de Gestão Escolar no Estado do Paraná.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>