Investir em tecnologia é tendência para franquias em 2020
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Ferramentas para impulsionar a expansão e encantar o consumidor devem ganhar espaço no franchising
O ano de 2020 deve marcar investimentos ainda maiores das franquias brasileiras em tecnologia
O desenvolvimento e a democratização da tecnologia certamente foram alguns dos aspectos mais transformadores da última década.
Nos últimos anos, as empresas brasileiras tiveram que se adaptar para continuar sobrevivendo em cenários políticos e econômicos extremamente desafiadores. E quem abraçou os recursos tecnológicos conseguiu transformar as dificuldades em oportunidades muito mais facilmente.
Foi o caso, por exemplo, das redes de franquias que digitalizaram suas operações e até criaram novos modelos de franquias, recorrendo a ferramentas tecnológicas como foram de reduzir os custos, aumentar a produtividade e criar formatos de trabalho mais econômicos e ágeis.
Como resultado desses e de outros fatores, o mercado de franquias teve um crescimento estrondoso. Em 2010, o franchising brasileiro faturou R$ 75,9 bilhões. Já em 2018, a receita saltou para R$ 174,8 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Na próxima década isso não deve ser muito diferente.
O ano de 2020 deve marcar investimentos ainda maiores das franquias brasileiras em tecnologia. E existem motivos muito sólidos para que essas empresas continuem investimento cada vez mais tecnologia.
Tecnologia como combustível para a expansão de franquias
A tecnologia é uma das principais aliadas para as redes de franquias que desejam expandir suas operações.
Para começar, um bom software de gestão é básico para franqueadores que buscam uma administração profissional, tanto dentro na própria matriz, quanto nas unidades franqueadas.
Sistemas de gestão de qualidade também podem ajudar a eliminar processos desnecessários, centralizar informações, reduzir despesas e até a aumentar a produtividade dos funcionários, o que são condições importantes na expansão.
Além disso, contar com recursos tecnológicos também é importante nas etapas de atração, conversão e relacionamento com os franqueados.
Ter uma boa ferramenta de geolocalização que ajuda a encontrar praças atrativas para o negócio, mecanismos de automação de marketing para atrair novos franqueados e uma plataforma de ensino a distância, por exemplo, são itens mandatórios para redes que querem abrir franquias em estados distantes da matriz.
Tecnologia e a otimização da experiência
Já não basta apenas oferecer um bom produto ou serviço para conquistar o consumidor. Com a alta competitividade e um público cada vez mais exigente, é fundamental criar uma experiência excelente do início ao fim.
A tecnologia também pode fazer parte desse processo.
Ferramentas como o Big Data podem ser utilizadas para ajudar as franqueadoras a entender melhor o que seus consumidores pensam e desejam. Dessa forma, fica mais simples otimizar os processos para promover uma experiência especial para os clientes.
Além disso, recursos como realidade virtual, chatbots e telas interativas já estão sendo amplamente usados pelas marcas de franquia como formas de encantar o público e inovar.
A pesquisa Food Service 2019, desenvolvida pela ABF, comprova essa tendência ao apontar que 47% das redes de franquias pretende investir em equipamentos como tablets para criar menus interativos e digitais.
Falando a mesma língua que o consumidor através da tecnologia
Quem usa o WhatsApp ou as redes sociais o tempo todo, não quer ter que mandar um e-mail para resolver um problema com uma empresa ou fazer uma solicitação de serviço.
Pensando no quanto a tecnologia já faz parte da vida, dos costumes e até da forma como os consumidores se relacionam, agregar canais tecnológicos em uma rede de franquias é primordial.
Ter canais de contato que sejam convenientes para quem compra é um passo que as franquias precisam dar se quiserem continuar sendo relevantes para um consumidor que tem tudo a um clique de distância (ou um toque na tela do celular).
Essa multicanalidade é, inclusive, um caminho para o omnichannel, uma das tendências mais fortes para franquias que atuam no varejo.
O omnichannel garante a integração de vários canais, inclusive os offline. Com essa integração, muitas franquias já estão habilitando sistemas que tornam possível fazer uma compra pela internet e retirá-la em uma loja física, ou o contrário.
Solutto usa tecnologia para auxiliar redes de franquias
Pioneira no fornecimento de softwares de gestão para franquias, a Solutto tem desenvolvido soluções baseadas nos mais arrojados recursos tecnológicos que existem.
Desde 2018, a companhia vem expandindo seu time de colaboradores e buscando profissionais de tecnologia para incrementar a equipe de desenvolvimento.
Como fruto desse investimento, a rede criou soluções como um portal de apoio para franquias de educação e desenvolveu uma base de conhecimento que aprende com as buscas de seus usuários.
Em 2020, a Solutto vai continuar aprimorando e produzindo novos módulos que aproximam franqueadoras e franqueados do que existe de melhor e de mais avançado na tecnologia moderna.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>