Cliente e organizador de eventos: relação longeva faz a diferença
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A organização e a gestão de eventos exigem competências multidisciplinares no setor, além de expertise em aplicação de funcionalidades das ferramentas digitais. E pesam, a favor do desempenho e do resultado, os relacionamentos mais duradouros entre o organizador do evento e o cliente.
O fato das equipes e o cliente se conhecerem reduz riscos e aumenta a qualidade da entrega dos serviços prestados”, salienta Marcelo Acquaviva
A constatação estampada no título desta matéria se verifica no conjunto temático dos eventos – uma indústria que não para de crescer e se modernizar. A organização e a gestão de eventos exigem competências multidisciplinares no setor, além de expertise em aplicação de funcionalidades das ferramentas digitais. E pesam, a favor do desempenho e do resultado, os relacionamentos mais duradouros entre o organizador do evento e o cliente.
O crescimento da indústria de eventos corporativos no Brasil tem alcançado a faixa de 14% ao ano, segundo informação da última pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc). Entidade acrescenta que há mais de 60 mil empresas que atuam diretamente no mercado de eventos. E que 94% delas se enquadram como micro ou pequenas.
De acordo com a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, os gastos com eventos corporativos movimentam a média de R$ 210 bilhões ao ano. E os eventos sociais, outros R$ 16 bilhões. A soma dos valores representa 4,3% do PIB Nacional. Acrescente-se, segundo a Abeoc, que o setor de eventos ocupa o 3º lugar no ranking de motivos para estrangeiros virem ao Brasil.
Juntam-se às cifras monumentais outros aspectos e valores que se agregam ao mercado de eventos e elevam sua relevância. Eventos geram novos negócios, incrementam aqueles já existentes, revigoram o clima organizacional, promovem o conhecimento e a ciência e, principalmente, proporcionam experiências às pessoas.
Continuidade e resultados
No segmento de eventos médicos e científicos, constata-se que a manutenção do fornecedor responsável pela organização é salutar. E permite o aprimoramento da experiência, em todos os aspectos.
O Congresso Brasileiro de Física Médica (FutebolM) é ilustrativo. Realizado desde 1969, em diferentes cidades do Brasil, sempre traz novidades aos participantes e tem papel integrador entre os Físicos Médicos.
Em agosto de 2019, foi realizada a 24ª edição na cidade de Santos (SP), quando se comemorou o cinquentenário do evento, que foi considerado o maior da década. A 25ª edição já está agendada para acontecer de 5 a 9 de agosto, de 2020, em João Pessoa (PB).
O case FutebolM
Itinerante, o evento científico tem sido organizado pela agência Acquaviva Eventos, em parceria com a TMC Ecology e a Triart Estandes e Eventos. De acordo com os respectivos porta-vozes, a longevidade da relação entre cliente e fornecedores gera resultados mais consistentes. O sucesso alcançado na última edição do FutebolM, por exemplo, assegurou a renovação do contrato por mais 4 anos.
“O fato das equipes e o cliente se conhecerem reduz riscos e aumenta a qualidade da entrega dos serviços prestados”, salienta Marcelo Acquaviva, CEO da Acquaviva Eventos. O empresário acrescenta que boa parte do mercado de eventos no Brasil ainda considera o organizador uma peça descartável. “É o mesmo que colocar o time em campo sem técnico”, compara. Segundo ele, a valorização dos serviços profissionais do organizador de eventos influi positivamente na escolha dos fornecedores, que tendem a proporcionar os melhores resultados ao cliente, na medida em que já o conhecem.
Sob a ótica da TMC Ecology, o conhecimento prévio é fundamental na escolha do destino para um evento itinerante. “O atendimento continuado gera conhecimento embasado. Aprimora a previsibilidade quanto ao perfil e origem do público e também facilita a negociação com os meios de transporte e hospedagem”, destaca Abraham Gurvitch, CEO da empresa.
No entendimento da Triart Estandes e Eventos, protagonista do tripé que ganha notoriedade e faz o sucesso da FutebolM, a montagem de um evento ganha muito com o conhecimento prévio. “Conhecer o cliente do cliente, que é o público visitante do evento, aumenta a qualidade da entrega”, garante Pedro Luís do Valle Torrano, CEO da Triart.
Outro aspecto mencionado pelos parceiros na realização do FutebolM é que, no âmbito dos eventos científicos, há uma tendência de descentralização. No Estado de São Paulo, isso é facilitado pela qualidade das malhas aérea e rodoviária, que favorece a escolha de destinos tanto do interior como do litoral.
Visão da ABFM
O presidente da ABFM (Associação Brasileira de Física Médica), Dr. Homero Martins, considera que o sucesso do 24º FutebolM passou pela excelente programação científica; convidados internacionais e nacionais de primeira linha; divulgação antecipada, frequente e bem-feita; e a comemoração do cinquentenário da entidade.
O dirigente sustentou que o caráter itinerante do FutebolM visa beneficiar os associados, muitos deles estudantes jovens, que não podem investir em viagens longas. “Embora o congresso possa, eventualmente, ser menor quando realizado em determinadas localidades, o que importa é o cumprimento da missão da ABFM de promover a Física Médica no Brasil”, salienta.
Sobre o papel da Acquaviva, ele destaca a segurança oferecida pela empresa, que organiza o congresso desde 2009, quando se comemorou os 40 anos da ABFM. “Desde o início, desenvolvemos uma relação de confiança, com muita flexibilidade na negociação dos serviços da Acquaviva. O que não funciona é corrigido sem burocracia e sem estresse”, esclarece Martins. Não por acaso, o contrato com a Acquaviva foi renovado por mais quatro anos.
As três empresas – Acquaviva; Ecology e Triart – são associadas à Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) e protagonistas da campanha “Valorização dos Profissionais de Eventos”. A entidade também avança no processo de interiorização, com a oferta de cursos de capacitação e atualização dos profissionais de eventos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>