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6 erros e acertos mais comuns na gestão de leads e vendas

As vendas online estão em crescimento constante; descubra como converter seus leads de maneira prática e eficiente

As vendas online cresceram 12% no primeiro semestre deste ano, de acordo com um levantamento realizado pela Ebit/Nilsen. O mesmo estudo mostrou ainda que, apenas nos últimos seis meses, mais de 5,3 milhões de pessoas fizeram compras online pela primeira vez e o faturamento alcançou a incrível marca de R$ 26,4 bilhões.

Esse mercado exige uma gestão de leads e vendas completa e eficiente, com foco em gerar cada vez mais produtividade e lucro. Pensando em ajudar quem está começando no universo das vendas online, a Followize, plataforma de gestão de leads e vendas, lista os seis principais erros e acertos mais comuns na gestão de leads e vendas online.

Tenha sempre em mente o objetivo do primeiro contato com um lead

O principal desafio é conseguir prender a atenção do potencial cliente. Sendo assim, o ideal é que, antes desse contato, exista um objetivo claro. Para isso, o vendedor deve se preparar: estudar o lead, evitar perguntas decoradas, ter em mãos uma lista de informações que devem, obrigatoriamente, ser extraídas do lead durante esse primeiro contato.

Não conhecer o lead de maneira apropriada

Este é um erro gravíssimo e, infelizmente, muito comum. Isso pode ser um sinal de má gestão de leads e as consequências para a empresa podem ser desastrosas, como fracasso nas vendas e prejuízo financeiro. O mais comum nesses casos são vendedores abordando contatos que ainda não estão preparados para a compra ou enviando conteúdos sem relevância e, assim, gastando tempo e energia sem retorno ou fechamento de negócios.

Construa uma agenda de vendas

Uma agenda de vendas estruturada pode ser um ótimo caminho para a equipe comercial. Ela servirá como uma bússola que ajuda o time a navegar pelo mar de oportunidades, sem perder o senso de direção ou timing certo dos negócios. Além disso, a agenda ajudará os vendedores a organizarem as atividades e manterem o gerenciamento de cada etapa do processo muito mais claro e simples.

Falta de alinhamento entre marketing e vendas

Esse alinhamento precisa ser bastante claro ou há um grande risco da equipe de vendas ter que devolver o lead ao time de marketing e, por consequência, perder um cliente em potencial por não ter feito um primeiro contato da maneira correta.

Construa relatórios de vendas

Monitorar o desempenho é, sem dúvidas, o primeiro passo para valorizar investimentos, aumentar conversões e transformar a internet em uma máquina de vendas para o negócio. O relatório ajuda a manter a saúde da área comercial em dia e dá suporte para que se crie uma estratégia de venda mais assertiva, gerando um desempenho acima da média.

Priorização de leads inadequada

É necessário que a empresa tenha um processo definido de priorização para os leads. Caso contrário, os vendedores não saberão quais leads são propensos a realizarem uma compra e, assim, perderão tempo trabalhando alguém que não vai gerar nenhuma conversão. Além disso, o time de marketing também não saberá ao certo quem está ou não qualificado para vendas.


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