Trabalho legislativo no foco de entidades e empresariado
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Evento destacou o trabalho realizado junto à esfera legislativa, tanto nos municípios, quanto no RS e em Brasília
Na quinta-feira, 28/11, o SEPRORGS realizou mais uma edição do SEPRORGS+, um café da manhã com parceiros e associados para falar de temas relevantes ao setor da economia digital gaúcha. O tema foi legislação, com representantes da comissão de Assuntos Legislativos da entidade: o diretor de Assuntos Legislativos, Rafael Sebben, e a advogada e consultora Legislativa, Ana Paula Gaiesky Oliva.
No evento, que levou um grande número de participantes a uMov.me Arena, os palestrantes trouxeram dados e informações para ilustrar o trabalho realizado pelo SEPRORGS e diversas entidades representativas do setor, como Fenainfo e ConTIC, junto à esfera legislativa, tanto nos municípios, quanto no estado e em Brasília.
"Nosso trabalho é acompanhar de perto todas as movimentações governamentais que impactam o setor que representamos, e temos que deixar nossos associados sempre um passo à frente das decisões destes poderes, com articulação e preparação", afirma Rafael Sebben.
Leis, decretos, medidas provisórias, resoluções, e outros termos legislativos. Focando nas ações do SEPRORGS em Brasília, os palestrantes esclareceram os intricados processos que formam o dia a dia dos deputados e senadores, detalhando tanto o processo legislativo, como a atuação efetiva do setor no parlamento. Apresentaram o processo legislativo como um todo e também as diversas formas de atuação no cenário legislativo federal, bem como os agentes/stakeholders que podem influenciar no dia a dia deste trabalho essencial para o sucesso da representatividade de uma entidade atuante em nível estadual e nacional como o SEPRORGS.
"O SEPRORGS é uma entidade formada por empresários, mas contar uma com uma assessoria de relações governamentais e representação legislativa nos dá o poder de intervir em favor dos interesses do setor de tecnologia. É o que chamamos de ‘lobby positivo', uma prática bastante difundida nos Estados Unidos, por exemplo", destaca a Dra. Ana Paula. A advogada ressalta que o acompanhamento legislativo e atuação institucional exercida de forma efetiva, reduz riscos, garante vantagem competitiva em políticas públicas e oportuniza ao empresário estar sempre na frente, criar e modificar a norma junto com o Legislador, antes de sofrer o impacto de eventual aumento de carga tributária ou oneração trabalhista.
Um exemplo deste "lobby positivo" é a recente visita dos dois palestrantes à Brasília, representando o SEPRORGS na redação de uma emenda para a medida provisória 905, que flexibiliza o pagamento de débitos trabalhistas para o empresariado. A emenda foi protocolada em parceria com o deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS), que integra a bancada de deputados e senadores alinhados com as entidades do setor de TI.
"Nos últimos anos em que atuamos ativamente em Brasília, podemos nos orgulhar de agora contar com um grupo de parlamentares abertos a ouvir e defender as pautas em favor da economia digital, tanto de nosso estado, quanto do país como um todo", afirma Sebben.
Para o presidente do SEPRORGS, Diogo Rossato, levar estas informações para o público em eventos como o SEPRORGS+ é de suma importância, mostrando aos associados como a representatividade do setor é fortalecida quando articulada de forma unificada.
"Hoje podemos nos orgulhar de ter iniciativas alinhadas com organizações de outros estados e entidades a nível federal, levando nosso ponto de vista e reivindicações com mais eficiência. É um dos trabalhos mais importantes que o SEPRORGS realiza atualmente, e seguirá fazendo nos próximos anos", frisa Rossato.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>