Logo
Imprimir esta página

Os ladrões de dinheiro no processo de compra das empresas

Por Fernando Motta*

Da compra ao pagamento ou, em inglês, “Purchase to pay” (P2P), estamos falando de uma atividade com alto volume de transações, o que permite ser facilmente aprimorada com técnicas de mineração de dados.

Mas, para conseguir retornos substanciais, seja em prazo, economia, segurança ou compliance, as operações do cenário de Compras ao Pagamento devem funcionar corretamente. E, as novas tecnologias que chegam ao mercado conseguem trazer uma real visibilidade de ponta a ponta, identificando as causas raízes dos problemas.

Para atingir um aproveitamento correto deste processo, existem alguns desafios que possivelmente são enfrentados nos projetos de melhorias. Quando executados de maneira correta, trazem uma ampla vantagem competitiva às empresas, o que significa, seguramente, uma redução de aproximadamente 40% do volume de trabalho manual e de 38% do tempo de execução de um processo de compra. Isso significa uma economia de milhares de dólares às empresas.

Para obter esses resultados, os desafios normalmente enfrentados e que devem ser sanados são:

1. Retrabalho nas requisições de compras: essa atividade geralmente é feita por uma pessoa da área demandante, que não necessariamente possui o conhecimento específico para executar essa tarefa. Em casos mais brandos, os retrabalhos atingem entre 8% e 10% e, em mais severos, acima de 70% das requisições.

2. Atraso na aprovação dos pedidos de compras e retrabalho, mesmo após a alçada de aprovação: após todo o processo de cotação, é gerado o pedido de compras, no qual os valores são detalhados, os impostos informados, o fornecedor é elencado e o pedido vai para o processo de aprovação. Nesse ponto, é possível identificar os processos mais demorados, as alçadas mais complexas e os gestores com maior demanda e que forneceram base para o nivelamento da alçada de compras. Também é possível identificar, em muitos clientes, inúmeros casos que, mesmo após o processo ter passado por todas as alçadas de aprovação, o pedido sofre alterações, gerando a necessidade de um novo processo de aprovação.

3. Divergências entre o pedido e a fatura: durante a investigação de falhas por meio do uso de novas tecnologias de ponta, identificamos que existem muitas divergências entre o pedido de compras e a fatura. Os principais problemas geralmente são causados por impostos e desmembramentos de itens.

4. Pagamentos em atraso por demora nas aprovações de pagamento: após a entrada da fatura, são geradas as partidas a serem pagas em sistemas, que devem ser aprovadas de acordo com as alçadas definidas. O emprego de tecnologia identifica inúmeros problemas relacionados a esse tema. Em casos brandos, as demoras são de poucos dias e, em casos mais severos, chegam a semanas.

Diminuir o Lead Time interno do processo de compras, evitando que a área responsável tenha que trabalhar com um prazo maior do que realmente é necessário para comprar, o que torna o processo instável, acarretando um custo de estoque maior por uma falha no processo, assim como obter a previsibilidade adequada do seu fluxo de caixa, poupando que os problemas nas edições dos pedidos e demora na entrada das faturas impacte diretamente a previsibilidade do fluxo de caixa da empresa, são medidas que, se ajustadas, trazem uma economia jamais imaginada às corporações.

Fernando Motta é líder da área de Process Intelligence do gA, companhia global de tecnologia que utiliza plataformas digitais e serviços de transformação para capacitar grandes empresas nas Américas e na Europa.

Sobre o gA (www.grupoassa.com)

O gA é uma empresa global de tecnologia que utiliza plataformas digitais e serviços de transformação para capacitar grandes empresas nas Américas e na Europa a reformularem seus modelos de negócios e suas organizações usando o poder dos dados, processos e pessoas. Com uma equipe de 1300 consultores e desenvolvedores, em 11 escritórios localizados nos Estados Unidos, Israel, Espanha, México, Brasil, Chile e Argentina, atende aos clientes globais com um modelo de serviço “dual shore”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto