Yacoff Sarkovas quer introduzir “propósito corporativo” na agenda dos Conselhos de Administração
Criador da Significa e ex-sócio e CEO da Edelman Brasil, passa a atuar como conselheiro e consultor independente
A complexidade do mundo atual tem levado as corporações a diversificarem as competências de seus Conselhos de Administração. Profissionais com conhecimento e experiência para apontar caminhos viáveis frente aos inúmeros desafios contemporâneos são cada vez mais demandados por companhias de todas as áreas e portes.
Tendo em vista esse cenário e após longa maturação, o empreendedor e consultor Yacoff Sarkovas, ex-sócio e CEO no Brasil da Edelman, maior agência de relações públicas do mundo, inicia uma nova fase em sua trajetória profissional.
Depois de mais de quatro décadas de atividade empreendedora, Sarkovas direciona sua carreira para integrar Conselhos de Administração e seus comitês, e atuar como consultor independente em Propósito Corporativo. “Promover a interrelação entre ativos tangíveis e reputacionais e convergir os interesses empresarial e público são competências cada vez mais necessárias às empresas, para fortalecer e legitimar seus negócios”, afirma Sarkovas.
Sarkovas fundou sua primeira empresa aos 18 anos de idade. Aos 30, criou a Significa, empresa de consultoria que introduziu o conceito de Atitude de Marca, para organizar e ativar políticas e programas de engajamento por meio de causas e conteúdo. Levou este modelo para a Natura, Itaú, Pão de Açúcar, Nestlé e Votorantim, entre outras empresas. Em 2010, a Edelman incorporou a Significa. Depois de oito anos como sócio e CEO da agência norte americana no Brasil, quando gerou crescimento orgânico de 170% e conquistou o Prêmio Jatobá de Agência do Ano, decidiu passar a trabalhar de forma individual e independente.
Ainda como executivo da Edelman, Sarkovas já integrava o Conselho de Administração da Ashoka. Depois, aceitou participar do Conselho Consultivo da Osesp e se tornar membro associado do Todos Pela Educação. Anteriormente, atuou como diretor de Imagem e Reputação da Abracom, foi membro fundador e vice-presidente da Ampro e membro fundador da Rede Brasil e da Rede Latino-Americana de Promotores Culturais. “Sua longa experiência contribuiu para a Ashoka trabalhar de forma mais estrutural sua marca e as parcerias de longo prazo”, diz Célia Cruz, diretora executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e ex-diretora executiva da Ashoka.
Sarkovas quer levar sua larga experiência no mundo corporativo para organizações que buscam ampliar as competências dos seus Conselhos de Administração, em especial aquelas que desejam tornar esta instância a guardiã de seus propósitos, o que, na visão do consultor, determina o sucesso e a perenidade dos negócios. “O propósito corporativo traz significado, aponta caminhos e produz riqueza. Por isso, é importante que esteja na pauta permanente dos níveis mais estratégicos das organizações”, afirma.
Sarkovas observa que o propósito não está necessariamente relacionado à responsabilidade social: “Antes de mais nada, propósito é a definição e a expressão da razão de ser da empresa e da diferença que quer fazer no mundo". Mas, para o consultor, é inevitável que as empresas se envolvam cada vez mais em temas de interesse público e compartilhem valor com toda a sua rede de relacionamento.
“Questões como redução da iniquidade social, desaceleração do aquecimento global, tolerância e colaboração, liberdade de gênero, vida saudável, redução de resíduos, entre tantas outras, expandem-se como valor e aspiração da sociedade contemporânea, principalmente entre as novas gerações, levando as empresas a se posicionarem. São temas que influenciam a percepção pública e afetam avaliações pelo mercado. Não há como não se pôr em movimento”, alerta Sarkovas.
As organizações que já contaram com o consultor e sua experiência atestam a qualidade do seu trabalho. “Através do Yacoff, eu e a empresa pudemos consolidar conceitos e a importância da reputação de uma marca, e que é perfeitamente possível aferir, no tempo, as decisões e atitudes tomadas”, afirma Fabio Luchetti, membro do Conselho de Administração e ex-presidente da Porto Seguro.
Depoimentos com este estão pulicados no site www.sarkovas.com, criado para marcar esta nova etapa de sua carreira. “Yacoff é parceiro de longa data, respeitado e admirado por sua capacidade de fazer leituras das organizações e seus contextos, buscando espaços na intersecção entre o público e o privado e desenhando expressões de marca que geram benefícios para todos”, afirma o empresário Guilherme Leal, fundador e copresidente do Conselho de Administração da Natura.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>