Logo
Imprimir esta página

Re-treinar profissionais é um bem para equipes mais preparadas

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

*Por Bruno Leonardo

Não tem mais como fugir: é preciso investir cada vez mais em educação corporativa para tornar aprendizagem parte essencial da estratégia das empresas. O mercado está em constante evolução e, para isso, é preciso capacitar equipes e prepará-las para as adversidades do dia a dia. No entanto, de acordo com dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as empresas brasileiras estão dedicando apenas 0,63% do faturamento anual para esta finalidade. É preciso mudar esse cenário.

As corporações devem re-treinar dois terços da sua mão de obra para estarem preparadas para a nova realidade do mercado. Para se ter uma ideia, um estudo da PwC mostrou que 80% dos CEOs estão preocupados se os profissionais de suas empresas têm ou não as habilidades necessárias para vencer nos desafios de curto e médio prazo. Esse alerta é importante para que os funcionários também se desafiem e procurem aprimorar suas competências, se tornando cada vez mais protagonistas de seu desenvolvimento de carreira.

O gap de habilidades e a falta de um suporte efetivo ao desenvolvimento, reduzem consideravelmente o engajamento e desempenho dos colaboradores. O impacto pode gerar até a saída de funcionários que poderiam estar mais motivados e gerando retornos concretos para a empresa. E como manter os funcionários mais envolvidos e motivados a adquirir novas competências?

Muitas empresas questionam se os colaboradores estariam verdadeiramente dispostos a aprender novos conhecimentos. E se você acha que os funcionários não têm o desejo de entender mais sobre a realidade do trabalho, você está errado! De acordo com o LinkedIn, em 2019, 94% dos profissionais acreditam que desenvolvimento de carreira é o benefício mais importante, superando até mesmo o aumento de salário.

É importante que os profissionais se sintam estimulados não só a estudar mais, como também a receber novos desafios e trabalhar com mais autonomia. O aprendizado deve ser envolvido no fluxo do trabalho. Além disso, para o funcionário o conhecimento se torna mais acessível quando é personalizado e atende os questionamentos particulares de cada um. Individualizar a educação é um passo determinante para capacitar e descobrir novas habilidades dentro de uma mesma equipe.

O aprendizado deixa de ter o peso teórico e passa ser uma experiência agradável. Afinal, quem não quer absorver algo novo como se estivesse assistindo uma série no Netflix? E por que não entregar o conteúdo de forma leve e contínua? A verdade é que, hoje em dia, não importa o que nós sabemos, mas sim o que estamos fazendo com o que sabemos.

*Bruno Leonardo é co-fundador e CEO da Witseed, edtech que auxilia profissionais e empresas a atingirem seus objetivos por meio de vídeos com produção cinematográfica. É mestre em engenharia de produção, com foco em gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ e Engenheiro de Produção pela UFRJ.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto