Logo
Imprimir esta página

Advogados brasileiros podem tirar o visto EB-2 para atuar nos Estados Unidos

*Por Vinícius Bicalho

Frequentemente colegas advogados do Brasil me perguntam qual é o melhor visto para se mudar para os Estados Unidos, uma vez que o mercado norte-americano nunca esteve tão aberto para profissionais qualificados quanto neste momento, onde o país registra a menor taxa de desemprego dos últimos 50 anos. A resposta depende de características individuais - já que existem caminhos específicos para cada perfil - mas o visto EB-2 é uma das possibilidades.

Também chamado de "visto para trabalhadores com habilidades excepcionais", o EB-2 é voltado para profissionais qualificados e reconhecidos na sua área de atuação e garante automaticamente ao beneficiário, ao cônjuge e aos dependentes o cartão de Residência Permanente nos Estados Unidos (Green Card). Ou seja: por meio da solicitação, caso tenham carreiras solidas, advogados brasileiros conseguem morar legalmente no país.

Os passos e as estratégias necessárias para um cidadão ser elegível ao visto EB-2 não são tão simples quanto possa parecer. Para se ter uma ideia, especialistas em Direito terão que percorrer um dos caminhos impostos pela imigração americana e reunir o maior número de documentos que comprovem a relevância da sua atuação profissional. Por isso, a ajuda de uma consultoria profissional para assuntos imigratórios é essencial para quem pretende se mudar para o exterior.

São três alternativa para ser elegível ao EB-2:

Ter mestrado ou doutorado;
Ser bacharel com cinco anos de experiência;
Ou preencher três das exigências a seguir: diploma educacional na área, cartas documentando ao menos 10 anos de experiência, licença profissional, comprovação de que recebeu remuneração compatível, filiação a associação profissional e resultados profissionais significativos).

Ultrapassada essa etapa o advogado precisará decidir como vai requerer o visto EB-2: por Labor Certification ou National Interest Waiver (NIW).

Se for por Labor Certification, será preciso comprovar que há uma vaga de trabalho nos Estados Unidos à sua disposição, aprovada pelo Departamento de Trabalho do país. Neste caso, a empresa que está ofertando a vaga peticiona o visto. Caso opte por não depender de uma vaga de emprego, o profissional terá que pedir a dispensa da vaga de trabalho via National Interest Waiver (NIW), atestando, por meio de pesquisas ou estatísticas, que a sua presença nos Estados Unidos será benéfica ao país e que poderá suprir alguma carência e/ou agregar valor ao mercado norte-americano.

Se me cabe dar um conselho, são muitos detalhes para serem verificados sozinhos por alguém: não basta apenas escolher um visto qualquer na relação das infindáveis possibilidades existentes. É necessário que o visto selecionado seja ideal para seu perfil e propósito no território americano, não criando nenhuma dificuldade futura. Organize-se! Coloque seus planos em prática e dê o start no processo. Boa sorte!

Sobre a Bicalho Consultoria Legal

A Bicalho Consultoria Legal é uma empresa especializada em consultoria jurídica, contábil, tributária e outras soluções empresariais que atua de forma preventiva e estratégica, utilizando conhecimentos nos campos do Direito e da Contabilidade de forma a possibilitar o pleno desenvolvimento e expansão dos negócios dos clientes no Brasil ou no exterior.

Sobre Vinícius Bicalho

Vinicius Bicalho é sócio fundador da Bicalho Consultoria Legal, Mestre em Direito no Brasil e EUA, com vasta experiência em Negócios Internacionais. Além disso é sócio na empresa Top Soccer, consultoria global para atletas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto