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O post é pago. E daí? Pesquisa aponta que 76% dos internautas já compraram produtos ou usaram serviços recomendados por influenciadores

Estudo foi realizado com 1.100 internautas, com 15 anos ou mais, de todas as classes sociais e regiões do Brasil

Um estudo realizado pelo Instituto Qualibest, pioneiro na realização de pesquisa digital no Brasil, em parceria com a Spark, referência em marketing de influência, apontou que ao menos 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores digitais. Esse número aumenta para 82% entre as pessoas que prestam atenção nas publicações pagas. Os dados foram apresentados por Rafael Coca, sócio-fundador da Spark, nesta quarta-feira, durante o Youpix Summit.

Os números também desmistificam o sentimento de desconfiança dos internautas em relação ao trabalho dos influenciadores digitais: os seguidores, de fato, os enxergam como disseminadores de conteúdo relevante. "Era comum um creator fazer um post patrocinado e não divulgar que foi pago para promover determinado produto por receio de o post não ter engajamento. Hoje, a sinalização de que a postagem é um publi reforça a transparência do conteúdo", explica Coca.

O estudo mostrou, ainda, que a maior parte dos internautas sabe como identificar os posts patrocinados, e consideram importante essa identificação. O reconhecimento de que o conteúdo é publicidade paga praticamente não diminui a interação ou o engajamento. "Os posts patrocinados não prejudicam a confiança no influenciador ou na marca, desde que a comunicação preserve o sentimento de autenticidade e liberdade do Influenciador, ele tem que ser autêntico", completa Daniela Malouf, do Instituto QualiBest.

Instagram é a preferida

O levantamento apontou, ainda, que as redes mais usadas para seguir influenciadores são: Instagram (81%), Youtube (81%) e, em um segundo patamar, Facebook (49%). No que diz respeito ao Instagram, o estudo revela, também, que 41% dos internautas assistem os stories com o áudio desligado e admitem que só ativam o volume se o conteúdo for relevante. Além disso, apesar das mudanças realizadas recentemente pela rede social em relação à ocultação do número de likes, 42% deles não alterou a forma como interage no aplicativo.

Por fim, o levantamento mostra quais são os itens mais comprados a partir da indicação de um influenciador digital. Em primeiro lugar estão os produtos de beleza (52%), seguido por livros (42%), que empatam com moda e acessórios. Na sequência, alimentos e bebidas - alcoólicas ou não - (30%), celulares e smartphone (29%) e produtos de cuidado com a casa (23%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de agosto de 2019 com 1.100 pessoas de todos os gêneros e classes sociais, e com abrangência nacional. O perfil dos entrevistados incluía o acesso ao mínimo duas redes sociais, e seguidores de influenciadores digitais.

Sobre a Spark

Fundada em 2015 pelos sócios Rafael Coca e Raphael Pinho, ao lado do empresário Marcus Buaiz, a Spark é uma das principais empresas de marketing de influência do país. A empresa tornou-se referência no desenvolvimento e gerenciamento de projetos de ativação de marcas por meio das redes sociais de influenciadores digitais, apoiados por uma plataforma tecnológica proprietária, que aplica inteligência em todas as etapas do processo de uma campanha.

Há quase cinco anos no mercado, a Spark é uma das principais empresas de marketing de influência do país, parte do maior grupo do segmento na América Latina, o Fluvip, e a única com escritórios em sete cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Manaus, Vitória e Porto Alegre.

Sobre o Instituto Qualibest

Fundado em 2000, o Instituto QualiBest é pioneiro no segmento de pesquisa digital no Brasil e realiza, por meio do painel com 250mil cadastrados e outras diversas fontes de dados, estudos qualitativos e quantitativos com técnicas inovadoras e tecnologia de ponta. Com uma equipe multidisciplinar, a empresa já desenvolveu mais de 5 mil estudos, atendendo a mais de 400 clientes em diferentes setores. Para saber mais acesse: www.institutoqualibest.com.br


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