Extinção da LIBOR: O Brasil está preparado?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Pedro Ulsen
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Lucio Anacleto e Rodrigo Bauce*
Está em andamento um processo altamente relevante para o mercado financeiro: a extinção da LIBOR (Taxa interbancária do mercado de Londres). Esta é uma das principais taxas de referências interbancárias disponíveis atualmente no mercado, com cinco moedas de denominação: dólar americano, libra esterlina britânica, iene japonês, franco suíço e o euro.
Calculada com uso de julgamento, trouxe à tona o tema manipulação de taxas de referências interbancárias e, desta forma, a Financial Conduct Authority (FCA), ou Autoridade de Conduta Financeira, em português, responsável pelo monitoramento da LIBOR no Reino Unido, propôs para o final de 2021 uma transição estimulando o uso de taxas baseadas em transações observáveis. No Brasil, este tema tem sido pouco debatido. Contudo, algumas instituições financeiras globais já estimam os custos de transição entre US$ 400 milhões e US$ 500 milhões.
Todo o mercado será impactado, incluindo bancos, seguradoras, corretoras, contrapartes centrais (CCPs), fundos de investimento, fundos de pensão e gestoras de recursos. Não se pode esquecer das empresas que operam no mercado internacional com derivativos e títulos de dívida. No Brasil, existem muitas empresas exportadoras e operações entre matrizes no exterior e filiais locais, por exemplo.
Localizar, reunir e identificar a documentação relacionada e referências diretas e indiretas à LIBOR exige atenção das empresas para organização de dados, sistemas, processos e controles internos, sendo fundamental contemplar a regulação de cada jurisdição.
Os impactos são amplos, incluindo avaliações de riscos financeiros, precificação, renegociação de contratos, riscos legais, tributários e operacionais. A contabilidade das empresas será impactada com temas relevantes tais como: contabilidade de hedge, hierarquia de valor justo, desreconhecimento e divulgações.
Recentemente o Conselho Internacional de Normas Contábeis (International Accounting Standards Board, em inglês), efetuou uma ação específica no mercado com o tema contabilidade de hedge de risco de juros. O Banco Central Europeu vem questionando as instituições financeiras quanto ao plano de ação de transição que precisa ser concluído até final de 2021.
A transição da LIBOR é inevitável e precisará ser ágil para integrar soluções tecnológicas como leitura automatizada de contratos, mapeamento de banco de dados, avaliação de riscos financeiros e de precificação, impacto contábil e tributário, planejamento estratégico e governança corporativa. Somente assim o mercado poderá responder rapidamente a esses desafios e alavancar novos negócios.
*Lucio Anacleto e Rodrigo Bauce atuam na área de riscos financeiros na KPMG e estão liderando as ações de transição da LIBOR na KPMG do Brasil.
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.
Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.
Twitter: www.twitter.com/@kpmgbrasil
Site: kpmg.com.br
Linkedin: www.linkedin.com/company/kpmg-brasil
Facebook: facebook.com/KPMGBrasil
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>