Logo
Imprimir esta página

Quer ter sucesso no mercado americano? Seja comprometido!

Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons

*Por Vinícius Bicalho

É bastante comum vermos empreendedores abrindo startups no Brasil com o intuito de levá-las posteriormente para o exterior. Para as empresas, a internacionalização marca a atuação da atividade em nível global, passando a ser mais valorizada aos olhos do mercado. Porém, para que se estabeleça como um negócio sustentável e lucrativo, os fundadores precisam contar com um suporte legal capaz de harmonizar as questões jurídicas dos dois países.

Apesar de ser extremamente consolidado, o mercado americano não tolera amadorismos. Ou seja: para o país, se você está pretendendo expandir a sua marca significa que está preparado e que conhece a realidade local, bem como as questões empresariais. Nos Estados Unidos, os trâmites burocráticos para abrir uma empresa são infinitamente mais simples e rápidos do que no Brasil. Em contrapartida, as cobranças são feitas sem qualquer tolerância para desculpas.

Como advogado especializado em negócios internacionais, afirmo que o principal erro dos empresários ao concretizarem a internacionalização de startups é tentarem se estabelecer nos EUA apenas com os conhecimentos adquiridos no Brasil e é aí que mora o perigo. Enquanto os brasileiros estão acostumados a um ambiente de negócios extremamente hostil, na terra do Tio Sam contar uma mentira para resolver uma situação difícil é a receita do fracasso.

Nos Estados Unidos, além de ser indispensável falar a verdade e cumprir com absolutamente tudo que estiver descrito nas documentações e nos contratos de internacionalização, decidir aonde a empresa será sediada e fazer uma pesquisa de mercado para conhecer a área de atuação faz parte do jogo. Etapas como estruturação da empresa, contabilidade, planejamento tributário, suporte bancário, seguros e contratação de colaboradores e parceiros locais também contemplam o processo da internacionalização.

Como as atividades demandam cuidados extras, na Bicalho Consultoria Legal auxiliamos os clientes em todas as fases, a fim de orientá-los durante o desejo de levar a startup para fora do Brasil. Caso o empresário tenha a intenção de se mudar para os Estados Unidos – e não somente operar a empresa à distância – é necessário escolher com cuidado o visto que melhor se encaixa no seu perfil e propósito, uma vez que a decisão traz uma série de desdobramentos tributários, empresariais e profissionais.

O mercado americano permite que todos se sintam estimulados a crescer. O ponto chave pare ter sucesso nos Estados Unidos é sempre escolher o caminho da legalidade, com decisões que irão gerar o menor ônus possível. Garanto que com isso as chances de sucesso na internacionalização das startups aumentam significativamente. Boa sorte!

Sobre a Bicalho Consultoria Legal

A Bicalho Consultoria Legal é uma empresa especializada em consultoria jurídica, contábil, tributária e outras soluções empresariais que atua de forma preventiva e estratégica, utilizando conhecimentos nos campos do Direito e da Contabilidade de forma a possibilitar o pleno desenvolvimento e expansão dos negócios dos clientes no Brasil ou no exterior.

Sobre Vinícius Bicalho

Vinicius Bicalho é sócio fundador da Bicalho Consultoria Legal, Mestre em Direito no Brasil e EUA, com vasta experiência em Negócios Internacionais. Além disso é sócio na empresa Top Soccer, consultoria global para atletas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto