Logo
Imprimir esta página

Três conselhos que todo recrutador deve seguir

O recrutador precisa de boas habilidades para realizar entrevistas de emprego, a fim de garantir que seu candidato fique à vontade, se esforce para ter sua melhor performance e, principalmente, saia da reunião com uma impressão positiva sobre a empresa que você representa. E para alcançar esse resultado, a Hays – líder mundial em recrutamento – aponta três dicas importantes para aprimorar suas habilidades de entrevista:

1. Determine o tom da conversa através de uma introdução marcante

A forma que você começa a entrevista vai determinar o tom da conversa até o final da reunião. Por isso, conquiste a atenção de seu candidato através de uma introdução simpática e marcante:

Fale um pouco sobre você: comece a entrevista falando um pouco sobre você e seu cargo. Você pode contar brevemente sobre sua trajetória profissional, há quanto tempo está na empresa, como seu trabalho se relaciona com a oportunidade em aberto e o que você gosta em seu trabalho. Falar sobre você deixará o candidato mais à vontade e interessado na conversa.

Venda a oportunidade em questão: agora dê informações gerais sobre o cargo que você está recrutando. Chame atenção para os melhores aspectos do trabalho, usando feedbacks de antigos funcionários se possível. Ajude o candidato a imaginar um propósito neste cargo, mostrando o que ele significa para a empresa e para toda a indústria. Se a pessoa entende a importância de seu trabalho, isso aumenta seu interesse e dedicação. Neste momento, também comente exatamente o que você procura em um candidato para esta vaga.

O que torna sua empresa interessante? Pergunte ao candidato o que ele sabe sobre a empresa. Depois que ele terminar de falar, acrescente qualquer informação que tenha faltado. Não fale apenas sobre o número de funcionários ou quando a empresa foi criada. Tente oferecer insights sobre como é a vida naquela empresa e tente fazê-lo imaginar como seria trabalhar ali. Descreva os valores e a cultura da empresa e por que aquele ambiente é tão notável. Você também pode mencionar projetos importantes feitos pela organização, além de sua posição diante a concorrência. Fazer parte de uma equipe líder de mercado, geralmente causa entusiasmo nos candidatos.

2. Não siga um script

Antes da entrevista começar, faça uma lista de perguntas que você quer fazer ao candidato. Porém, não fique tão apegado a ela, como se você estivesse seguindo um script. Demonstre ao seu candidato que você está interessado em suas respostas, seja através de sua linguagem corporal, fazendo contato visual ou concordando com a cabeça. Se necessário, faça perguntas ou comentários em torno de suas respostas.

Dê atenção para detalhes que surgem durante a entrevista, pois é através de tópicos não planejados que você conhece melhor o candidato. Fuja da entrevista rígida e entediante!

3. Aplique a entrevista à vida real

Esse candidato talvez esteja participando de outros processos seletivos, portanto você deve se destacar entre os demais. Não fique limitado à sala de reunião. Mostre ao candidato onde ele trabalhará para fazê-lo sentir como seria sua vida naquele ambiente de trabalho. Apresente a equipe e o escritório.

Portanto, lembre-se de sempre tornar a entrevista interessante e recíproca. Através disso, você será marcante para o candidato, fazendo com que ele faça bons comentários sobre você, sua empresa e a oportunidade em questão.

Sobre a HAYS

Hays, a líder mundial em recrutamento de pessoas qualificadas, profissionais e capacitadas.

A Hays plc (o "Grupo") é um grupo líder global de recrutamento profissional. O Grupo é especialista no recrutamento de pessoas qualificadas, profissionais e capacitadas em todo o mundo, sendo líder de mercado no Reino Unido e Ásia-Pacífico, e um dos líderes de mercado na Europa Continental e na América Latina. O Grupo opera nos setores público e privado, atuando em posições permanentes, contratos e trabalhos temporários. Em 31 de dezembro de 2018, o Grupo totalizava 11.700 funcionários, trabalhando em 262 escritórios, em 33 mercados e mais de 20 especialidades.

Até o dia 30 de junho de 2018:

- o Grupo reportou receitas líquidas de £ 1,072 bilhões e lucro operacional (itens pré-excepcionais) de £ 243,4 milhões;
- o Grupo colocou cerca de 77.000 candidatos em empregos permanentes e cerca de 244.000 pessoas em trabalhos temporários;
- 19% das receitas líquidas do Grupo foram provenientes de Austrália e Nova Zelândia, 26% da Alemanha, 24% do Reino Unido e Irlanda e 31% do Resto do Mundo (RdM);
- as vagas temporárias representaram 58% das receitas líquidas e as vagas permanentes representaram 42% das receitas líquidas;
- a Hays opera nos seguintes países: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Chile, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto