Futuro do trabalho: o que empresas e funcionários precisam saber
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons
Estima-se que 65% das crianças do primário terão uma profissão que hoje não existe. Com base em estudos e evidências de mercado, a Foursales Group, uma das maiores consultorias de recrutamento de profissionais de vendas e marketing na América Latina, aponta três grandes tendências para a mão de obra global.
A velocidade com que essas mudanças ocorrerão é incerta, pois depende da evolução tecnológica e das transformações no sistema educacional.
Não faz muito tempo que as pessoas alugavam filmes na Blockbuster, revelavam fotos na Kodak e pagavam as contas com cheque. É evidente que a evolução tecnológica modifica hábitos e destrona empresas, mas e quanto às profissões? Elas resistem a tantas mudanças?
O Fórum Econômico Mundial é taxativo: não, a maioria não resiste. Segundo relatório recente, 65% das crianças no primário hoje terão uma profissão completamente nova no futuro, ou seja, que não existe atualmente. Muitas carreiras desaparecerão; tantas outras serão substancialmente alteradas.
"Tomando o cuidado para não incorrer no erro da falsa ‘importância histórica’, é inegável que vivemos um momento único em termos de velocidade de transformação", afirma Rodrigo Sahd, General Manager da Foursales Group no Brasil, especialista no recrutamento de talentos para a área comercial. "Nunca se teve tantas ferramenta para inovação, e a realidade dos negócios nunca esteve tão suscetível ao disruptivo".
Segundo Sahd, o pano de fundo que se observa no estudo do Fórum Econômico Mundial aponta para três grandes movimentos ou tendências na mão de obra:
• Substituição dos empregos operacionais por automação
Um exemplo de emprego que deve se tornar obsoleto: o de call center passivo com viés operacional. Por conta do crescimento e amadurecimento de tecnologias como chatbots e inteligência artificial, esse canal tende a se tornar mais enxuto e premium, favorecendo um atendimento mais delicado e uma melhor experiência de cliente.
• Migração para funções que envolvam criatividade e estratégia
De acordo com a Foursales, haverá entre cinco e oito profissionais de vendas para cada um de marketing até 2030. Isso representa um aumento de 1.000% na proporção de profissionais de marketing em relação aos de vendas. Trata-se de mais uma evidência que funções operacionais tendem a perder espaço para aquelas ligadas à estratégia e criatividade.
• Reciclagem quase completa de cargos e funções
O Fórum Econômico Mundial aponta para um ganho de dois milhões de empregos em áreas como Computação, Matemática, Experiência do Consumidor, Engenharia e Arquitetura em até dez anos. Esse crescimento acontecerá através da reciclagem de vagas existentes, que migrarão para funções tais como analista de dados, vendedores internacionais (especializados e poliglotas) e de marketing de experiência automação.
A velocidade com que essas mudanças ocorrerão é incerta, pois depende da evolução tecnológica, das transformações no sistema educacional e da amplitude da mobilidade global dos talentos.
"O esperado é que tenhamos dois grandes grupos de impacto: os que se adaptarão rapidamente e os que avançarão a reboque no processo, simplesmente absorvendo os impactos", analisa Sahd. "É crucial entender as movimentações de mercado e adquirir os conhecimentos necessários o quanto antes. As transformações oferecerão excelentes oportunidades para as empresas e profissionais mais preparados".
Sobre a Foursales
A Foursales foi a pioneira no uso de métodos e processos estatísticos para aprimorar o recrutamento, seleção e assessments de profissionais de vendas e marketing. Com experiência e atuação em toda América Latina, tem entre seus clientes nomes como Gerdau, Decatlhon, Porsche, Prada, Tigre, Jack Daniels, Schneider Electric, entre outros. No Brasil, mantém escritórios em São Paulo, Curitiba e Recife. Internacionalmente, atende diretamente o mercado através de hubs no Peru, Reino Unido e Japão.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>