Logo
Imprimir esta página

Como a indústria X.0 passa pela reinvenção do trabalhador

Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group

Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group

A América do Sul é um exemplo mundial de como ignorar a transformação digital é a pior decisão que se pode tomar. De 2013 a 2017, o PIB da região cresceu 0,2% e o setor industrial amargou contração de 11,4%. Os dados são de relatório publicado pela Accenture em 2018. É claro que incertezas políticas e desequilíbrios macroeconômicos têm contribuído para esse cenário. No entanto, o estudo mostra que novas oportunidades para os países sul-americanos estão condicionadas à reinvenção digital da região e na transformação para a indústria X.0, um modelo que leva inteligência ao setor por meio de inovações tecnológicas.

A boa notícia é que os empresários da América do Sul têm consciência de que é preciso investir em tecnologias digitais. Pesquisa da Accenture com 141 executivos de 22 setores industriais do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia mostrou que 97% deles acham relevante a transformação tecnológica de suas empresas. No ano passado, os investimentos no setor superaram US$ 1 trilhão no mundo. Os executivos apostam na indústria X.0 para melhorar os processos e, consequentemente, a tomada de decisão e a produtividade.

O retorno dos investimentos é evidente:

- Em 2015 as receitas derivadas de investimentos em tecnologia digital eram de 40%;

- Em 2018 subiram para 48%;

- A expectativa é de que aumentem para 62% em 2019.

Há desafios e o maior deles é a falta de capacitação dos trabalhadores. Tanto que investir no treinamento de profissionais é prioridade para 56% dos entrevistados pela Accenture. E mais:

- 43% acreditam que a capacitação aumenta a produtividade;

- 38% dizem que promove lideranças capazes de prever tendências disruptivas;

- 30% concordam que há redução do downtime (tempo de inatividade) quando os colaboradores são treinados.

É interessante observar que a solução desse desafio também passa pela reinvenção digital, nesse caso, da área de gestão de pessoas e carreiras. Hoje, existem plataformas tecnológicas de educação digital capazes de capacitar profissionais em grande escala e com a vantagem de conseguir índices elevados de engajamento. No DOT digital group, investimos em tecnologias que promovem a imersão dos profissionais:

- Simuladores com realidade virtual - permitem a aprendizagem e o treinamento de situações e processos de forma segura e escalável, potencializando o aprendizado.

- Gamification - técnica que aumenta os índices de atração, engajamento, retenção e aprendizagem dos colaboradores, reduzindo custos e aumentando a produtividade e o retorno do investimento.

- Games educacionais - promovem maior engajamento, atenção e aproveitamento, com custos reduzidos e alta escalabilidade.

- Trilhas de aprendizagem - metodologia interativa de aprendizagem: o aluno constrói o seu próprio caminho e conhecimento.

Com profissionais qualificados e preparados para a incorporação de novas tecnologias nos seus processos de trabalho, os países da América do Sul estarão preparados para inaugurar a indústria X.0. Uma indústria capaz de oferecer aos clientes experiências hiper-personalizadas, condição essencial para se diferenciar em relação aos concorrentes e, acima de tudo, alcançar maior produtividade e rentabilidade no mercado. Bom aprendizado a todos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto