Para cerca de 60% dos profissionais brasileiros, igualdade de gênero ainda não é vista como prioridade pelas empresas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fabio Marrey
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Novo estudo da Bain & Company e do LinkedIn mostra também que, para mais de 85% dos entrevistados, a diversidade em postos de liderança gera melhores resultados
No Brasil, as empresas são conscientes da importância da igualdade de gênero, mas pouco fazem para mudar o atual cenário de disparidade. Essa é uma das diversas conclusões do novo estudo da Bain & Company e do LinkedIn, que ouviram aproximadamente mil profissionais, para levantar um panorama da igualdade de gênero nas organizações brasileiras.
O estudo indica que, principalmente na percepção das mulheres, as empresas estão muito aquém de atuar de maneira satisfatória. Para 82% delas e 66% dos homens, alcançar a igualdade de gênero deveria ser uma das cinco principais prioridades para as companhias. No entanto, apenas 41% das mulheres e 38% dos homens afirmam que os líderes de suas organizações tratam a igualdade de gênero como tema prioritário. "As empresas devem entender o novo papel que precisam exercer perante as diversas demandas da sociedade. Elas têm a obrigação não somente de se comprometer com causas e iniciativas inclusivas, mas também de adotar postura proativa de propagação e consolidação dessas políticas", afirma Luciana Batista, sócia da Bain & Company.

Da mesma forma, os profissionais estão convencidos da importância da diversidade para o negócio. Entre 85% e 95% das pessoas entre os grupos entrevistados (mulheres, homens, LGBT+, negros e outras etnias) entendem que equipes de liderança diversas oferecem melhores resultados.
As empresas, no entanto, ainda não colocaram esse discurso em prática. Apenas 46% das mulheres e 48% dos homens acreditam que as equipes de liderança fazem da diversidade e inclusão uma prioridade visível. Entre trabalhadores LGBT+, o número cai para 38% e atinge 43% entre negros e outras etnias.
"A diversidade já é uma tendência de recrutamento mapeada pelo LinkedIn desde 2018. No entanto, poucas empresas já possuem políticas sólidas para contratar profissionais diversos e principalmente, criar um ambiente de respeito e que propicie a conversa sobre o tema abertamente", comenta Ana Plihal, diretora de soluções de talentos do LinkedIn.

O estudo também mostra que o panorama da presença da mulher no mercado de trabalho pouco se alterou desde 2013 e que o nível de aspiração e confiança não é uma barreira para o desenvolvimento da carreira de executivas em posições de liderança. A confiança de homens e mulheres é influenciada por diferentes fatores no decorrer da carreira. Mulheres em posições mais juniores têm maior necessidade de acreditar que têm as habilidades necessárias para manter a confiança, enquanto as que ocupam postos de liderança necessitam mais da rede de apoio para manter seu nível de confiança elevado.
A desigualdade em oportunidades de carreira para homens e mulheres permanece, porém, a diferença da percepção entre os gêneros se reduziu desde 2013. Apenas para 36% das mulheres há igualdade nos processos de seleção para posições executivas ou de gestão. Entre os homens, o índice é de 51%. A diferença de percepção se mantém para oportunidades de promoção e indicação.
Mulheres na liderança sênior recebem feedbacks de mudança de estilo e necessidade de comprovação de seus feitos com maior frequência que homens e relatam sofrer mais frequentemente eventos de exclusão e preconceito no ambiente de trabalho.
A atuação da empresa em temas de diversidade e igualdade de gênero aumenta substancialmente o engajamento dos colaboradores. Há empresas que estão desbravando esse caminho, reescrevendo seu legado e, como resultado, desfrutando dos benefícios oriundos dessa prática. Entre as mulheres ouvidas pela pesquisa, apenas 26% recomendariam a sua empresa para amigos ou familiares. Quando se estuda apenas o grupo que acredita trabalhar em uma organização com boas práticas igualitárias, esse índice sobre para 63%.


O estudo trouxe ainda cinco descobertas que servem como sugestão para aumentar a diversidade e inclusão nas empresas. São elas: focar em fatos; cascatear a partir da liderança; mitigar vieses sistematicamente; implementar políticas e iniciativas de forma efetiva; e por fim, comunicar com intenção e construir cultura inclusiva, vinculando diversidade e inclusão no propósito fundamental da empresa.
Sobre a Bain & Company
A Bain & Company, empresa líder global em consultoria de negócios, orienta clientes em relação a estratégias, operações, tecnologia, constituição de empresas, fusões e aquisições, desenvolvendo práticas que assegurem aos clientes transparência nos processos de mudança e tomada de decisões. A consultoria trabalha em sinergia com os clientes, vinculando seu fee aos resultados. O desempenho dos clientes da Bain superou o mercado de ações em quatro para um. Fundada em 1973, em Boston, EUA, a Bain conta com 58 escritórios em 37 países, e já trabalhou com cerca de 5 mil empresas, entre multinacionais, companhias públicas e privadas, em todos os setores da economia. Para mais informações, acesse: www.bain.com.br. Twitter: @BainAlerts.
Sobre o LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 630 milhões de usuários, sendo deles 38 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho.
Junte-se à maior rede profissional do mundo hoje: www.linkedin.com/
Facebook:www.facebook.com/linkedinbrasil/
Twitter:twitter.com/linkedinbrasil
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>