Logo
Imprimir esta página

Microempreendedor aprende por tentativa e erro e se apoia na sua rede pessoal, aponta pesquisa

Estudo, que será lançado na íntegra no Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo, mostra também que o empreendedor de baixa renda tem maior apego emocional ao seu negócio

O programa Empreender360 lança na próxima quarta-feira (3/7) a pesquisa Jornada do Microempreendedor Brasileiro, durante o Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo, que acontece na Unibes Cultural, em São Paulo. Uma das principais conclusões do levantamento é que esse perfil de microempreendedor se diferencia dos empresários tradicionais e de startups em três características: contam com sua rede pessoal, aprendem por tentativa e erro e têm relação afetiva com o negócio.

O objetivo do estudo é fornecer dados para entidades que apoiam o microempreendedor de baixa renda. “Nós precisamos conhecer melhor esse perfil de empreendedor para traçar estratégias que o ajudem a se desenvolver. São informações úteis para todo o ecossistema, sejam entidades públicas, privadas ou ONGs”, diz o coordenador do Empreender360, Florian Paysan.

Os empreendedores de baixa renda valorizam mais os contatos pessoais do que networking formal, o que pode ser visto em todas as etapas da construção do negócio. “Familiares e amigos são sócios ou até mesmo fornecem empréstimos, em vez de parcerias comerciais e do acesso formal ao crédito. E os vizinhos são os primeiros clientes, em vez de um público-alvo bem definido”, exemplifica a pesquisadora responsável pelo estudo, Nadir França.

Além disso, a estratégia dos proprietários de pequenos negócios se dá mais por tentativa e erro do que por planejamentos. Mesmo sem conhecimento prévio da área em que atuam, eles dão início ao empreendimento com base na observação daquilo que dá certo e da reação dos clientes.

“Esses empreendedores pensam em ações e objetivos de curto prazo e não dão prioridade para planejamento de marketing, de finanças e pesquisas de mercado. Isso implica em um comportamento mais conservador em relação à tomada de riscos e inovação”, explica Nadir.

A última característica aponta para uma relação emocional dos empreendedores com seus negócios. Geralmente, além da necessidade de gerar renda, as motivações para abrir o negócio são sustentar a família, estar mais próximo dos filhos ou buscar autonomia e independência. Obter sucesso, para eles, significa ser reconhecido pela família, pela sociedade e pelos clientes.

A pesquisa, qualitativa, estudou 27 microempreendedores das cinco regiões do País. Foram escolhidos proprietários de pequenos negócios, formalizados ou não, que tenham ao menos dois anos de existência e operem principalmente em comunidades de baixa renda.

Para quem deseja ver a apresentação da pesquisa completa, é possível se inscrever para a transmissão online do Fórum pelo link: http://aliancaempreendedora.rds.land/forum360

Sobre o Empreender 360

O Empreender360 é uma iniciativa da Aliança Empreendedora e do Bank of America Merrill Lynch, que visa fortalecer o ecossistema de apoio ao empreendedor na base da pirâmide. Para isso, promove pesquisas sobre o ecossistema microempreendedor, apoia políticas públicas na área e promove eventos setoriais. Com sua atuação, conecta os atores que dão suporte a pequenos negócios para criar uma rede de apoio forte e consistente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto