Depressão e Síndrome de Burnout Afastam os Brasileiros do Trabalho
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Congresso realizado na Fiesp, em 4/7, discutirá alternativas e técnicas para prevenir a exaustão na rotina profissional e melhorar a saúde física e mental
O acúmulo de responsabilidades, a competitividade e o excesso de pressões e cobranças comuns no mercado de trabalho têm aumentado os casos de depressão e Síndrome de Burnout – considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença resultante de um estresse crônico e esgotamento mental e físico que não foram bem administrados. A OMS aponta que até 2020 a depressão será o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo e esse cenário gera um impacto na economia mundial de cerca de 1 trilhão de dólares por ano. Em 2017, por exemplo, os episódios depressivos geraram mais de 43 mil auxílios-doença previdenciários, inserindo a depressão na lista das 10 doenças que mais afastaram os brasileiros do mercado de trabalho, segundo dados divulgados pela Previdência Social.
Para discutir como enfrentar esse cenário, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade das empresas, o Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Fiesp, realiza, no dia 4 de julho, a partir das 8h30, o Congresso Fiesp – Bem-estar e felicidade, na sede da entidade, na Avenida Paulista, 1313. O evento irá apresentar diversos painéis e workshops sobre temas como propósito de vida, saúde mental, bem-estar, relações sociais, comunicação, alimentação, inteligência emocional, tecnologia e inovação no sistema de saúde e carreira. As inscrições são gratuitas.
Segundo Luiz Hoffmann, diretor titular do CJE, os resultados das empresas estão diretamente ligados com o bem-estar dos profissionais e investir na saúde física e mental dos funcionários é a nova vantagem competitiva dos empreendedores. "O empregado quando não está bem, quando tem depressão, quando não rende, ele compromete a sua saúde, acaba sendo afastado e traz uma série de gastos para as empresas. A partir do momento que você tem um empregado que não se ausenta, não deixa de trabalhar, que está feliz e quer produzir, não só o empreendedor é beneficiado, mas todos os empregados", pontua.
PROGRAMAÇÃO
O Congresso Fiesp – Bem-estar e felicidade apresentará cerca de 10 painéis, 6 workshops e um Ideathon, maratona elaborada para o desenvolvimento de ideias. Confira alguns destaques da programação:
10h00 – O Atleta Corporativo: A qualidade de vida e saúde individualizada no suporte ao alto rendimento profissional
Painel irá apresentar como o uso de nutrientes (vitaminas, aminoácidos e minerais) auxiliam no tratamento das doenças mentais e na busca de uma melhor performance mental/cerebral humana.
Caroline Trevisan – Nutricionista, palestrante e coach.
Dr. Honório Yamaguti – Sócio-fundador da Fors & Yamaguti.
11h30 – A tecnologia e a inovação na reinvenção do sistema de saúde
Painel com cases de startups que inovaram na área da saúde.
Matheus Silva – CEO da Cuidas (Startup que conecta empresas com médicos de família para atendimentos no próprio local de trabalho).
Dr. Gunther Krahenbuhl – Sócio-fundador do Cartão da Saúde.
14h00 – Bem-estar: A nova vantagem competitiva das empresas
Painel sobre a importância do investimento em ações de saúde e bem-estar para os colaboradores na rotina das empresas.
Luiz Felipe Novaes – Diretor na empresa The Bakery London.
Gisele Gengo – Fundadora e idealizadora da Mentoring4you.
Eduardo Augusto Carreiro – Gerente executivo de Promoção de Saúde e Esporte do SESI-SP.
15h15 – Cidades Saudáveis
Painel sobre a qualidade de vida nas grandes metrópoles.
Cláudio Lottenberg – Presidente do UnitedHealth Group Brasil.
Dr. Paulo Saldiva – Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP.
14h00 – A arte do teatro para o palco do empreendedorismo
Workshop com técnicas corporais que irão trabalhar a atenção, percepção, olhar e presença dos empreendedores.
Luciano Castiel – Diretor do Teatro Escola Macunaíma.
11H30 – Startups: Modelos de negócios com foco em bem-estar
Painel com modelos de negócios de sucesso nas áreas da saúde e bem-estar.
César Filho – Fundador da Wecancer (plataforma de gestão de riscos e monitoramento remoto de pacientes).
Thais Mendes – Fundadora da HMZbiz (trabalha o empreendedorismo humanizado). Morris Litvak – Fundador da MaturiJobs (plataforma que gera oportunidades de trabalho para pessoas mais maduras).
Confira a programação completa: www.fiesp.com.br/agenda/congresso-fiesp-bem-estar-e-felicidade/
Congresso Fiesp – Bem-estar e felicidade
Dia: 4 de julho (quinta-feira)
Horário: A partir das 8h30
Local: Prédio da Fiesp (Avenida Paulista, 1313)
Inscrições gratuitas e programação: www.fiesp.com.br/agenda/congresso-fiesp-bem-estar-e-felicidade/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>