Logo
Imprimir esta página

Como fazer a transição de carreira aos 30 anos

Conheça oito passos para vencer os principais desafios da mudança de profissão recomendados pela consultoria Wyser

Investir na transição de carreira depois dos 30 anos vem se tornando uma prática cada vez mais comum entre as pessoas que buscam a realização de um sonho ou um recomeço no mercado de trabalho, seja por escassez de oportunidade ou um desejo de dar uma guinada na vida pessoal. “Essa mudança é normal e saudável para continuar evoluindo profissionalmente”, na opinião de Fábio Nogueira, diretor nacional da Wyser, consultoria especializada em recolocação de executivos para média e alta gerência da multinacional de recursos humanos Gi Group.

Apesar de ser um passo importante, alguns desafios podem ser encontrados no caminho, pois o público nesta faixa etária, apesar de já saber o que quer em sua grande maioria, possui responsabilidades pessoais e expectativas financeiras que podem dificultar a transição. Pois a grande parte das empresas solicita experiência prévia na função ou oferecem salários abaixo das expectativas de um profissional que já possui uma carreira consolidada.

Por isso, a mudança na carreira profissional exige um bom planejamento, determinação e disposição para se reinventar e correr riscos, afirma Nogueira. Veja as recomendações do executivo para quem quer recomeçar:

1- Saiba qual é o seu verdadeiro propósito: a mudança na trajetória profissional pode não ser tão simples. Portanto, é importante identificar qual o tipo de atividade, a área em que se sente mais realizado e o motive a fazer cada vez mais.

2- Analise o mercado que deseja trabalhar: pesquise sobre a área em que deseja atuar, trocando informações com colegas e pessoas que já têm experiência, para entender se de fato o mercado escolhido é do jeito que imagina, se as funções estão de acordo com o que procura e atende o seu propósito.

4- Esteja aberto às mudanças: desenvolva a capacidade de gostar do desconhecido e de se adaptar ao novo ambiente corporativo, regras, procedimentos e mercado diferentes do que está habituado.

5- Se prepare financeiramente: a mudança pode demorar. Então guarde uma reserva em dinheiro para investir na formação e conseguir se sustentar, enquanto não aparece uma oportunidade de trabalho na área escolhida.

6- Faça networking: uma rede de contatos é importante para trocar informações e também encontrar oportunidade para adquirir experiência.

7- Destaque seus pontos fortes: para compensar a falta de experiência, destaque no currículo e na entrevista as suas qualidades e características que são valorizadas pelas empresas, como por exemplo, a resiliência, capacidade de trabalhar em grupo, disciplina, liderança, paixão por resultados, habilidade em atendimento ao público, entre outros.

8- Invista na capacitação: uma pessoa não precisa ficar presa a uma profissão a vida toda, mas a formação deve ser contínua. Estude sempre para se atualizar, adquirir habilidades e conhecimentos que ajudem a aperfeiçoar o seu trabalho.

“A transição profissional não é fácil, mas com calma, foco e força de vontade é possível atingir o objetivo. Saiba ouvir e saia da zona de conforto para ser feliz no trabalho”, recomenda o diretor da Wyser.

Sobre a Wyser

A Wyser é uma consultoria especializada em recrutamento de executivo da Gi Group. A especialização é um dos principais pilares da empresa. A equipe é formada por especialistas nos setores de: Vendas & Marketing & Consumo, Engenharia & Indústria & Logística, Mercado Financeiro, Recursos Humanos, Tecnologia e Agronegócios.

Sobre Gi Group

Gi Group é um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho com forte destaque nas atividades de Recrutamento e Seleção, Administração de Temporários, projetos de Terceirização (Outsourcing), Marketing Promocional, Treinamento e Consultoria Empresarial em Desenvolvimento Organizacional e Programa de Estágios.

No início de 2007, o Gi Group começou o seu programa de internacionalização que levou o grupo a estar hoje presente em mais de 50 países na Europa, América e Ásia. A companhia também é membro corporativo global da WEC, a Confederação Internacional das Agências de Emprego, que reúne seis outras multinacionais do setor.O grupo tem faturamento 2 bilhões de euros, e atende mais de 20.000 empresas através de 600 filiais em todo mundo e mais de 3000 funcionários diretos. Saiba mais sobre a Gi Group no site www.gigroup.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto