Logo
Imprimir esta página

Sustentabilidade faz empresas mais eficientes

Crédito: Vanessa Brito Crédito: Vanessa Brito

Diretor Técnico do Sebrae Nacional abre Ciclos 2019 em Cuiabá

Empresas mais eficientes, competitivas, produtivas, éticas e com mais mercado é o que a sustentabilidade gera, segundo Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional. Esta foi sua mensagem na abertura da terceira edição do CICLOS-Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios, nesta tarde (23), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Cerca de 500 pessoas estavam presentes. O evento é uma realização do Sistema Sebrae, organizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e Sebrae MT, com apoio da ONU Meio Ambiente e Águas Cuiabá.

O Sistema Sebrae apoia os pequenos negócios que já estão neste caminho ou querem se tornar mais sustentáveis, disse Quick. “Sustentabilidade é bom para os negócios. É um mar de oportunidades para as empresas, sociedade, consumidores, todos”, enfatizou. Ele ressaltou que este tema está na agenda do Sistema Sebrae, junto ao ganho de competitividade e inovação. Estes são os três temas fundamentais da atuação da instituição para o período 2019-2022, que também são cruciais nos cenários mundial e nacional.

O diretor técnico também afirmou que a instituição está trabalhando para que o Brasil supere o momento atual de falta de desenvolvimento econômico. Destacou que os pequenos negócios são os grandes geradores de empregos no país e têm um papel protagonista no desenvolvimento sustentável brasileiro.

José Guilherme Barbosa Ribeiro, diretor-superintendente do Sebrae MT e idealizador do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), destacou que sustentabilidade é o tema do mundo contemporâneo e do futuro. “Todos os jornais do mundo falam de sustentabilidade, todos os dias”, afirmou.

Já faz tempo que a economia brasileira e global está trilhando este caminho. Cidadãos e consumidores impulsionam a transformação que está ocorrendo. A sustentabilidade é resultado das atitudes das pessoas, que estão nas empresas, nas instituições, no mercado e em todos os lugares, preocupadas com a continuidade da vida no planeta, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae MT.

Questão de escolha

Kari I.Mattila, conselheiro da Agência Nacional de Educação da Finlândia, falou que a sustentabilidade é uma questão de escolha das pessoas e empresários. “Começa com seus ouvidos e olhos”, resumiu. O quê está comprando, qual a origem dos produtos, como são fabricados, tudo é importante para quem pensa em sustentabilidade, segundo ele.

Mattila também disse que sustentabilidade é um estilo de vida, que está em todos os lugares e que será ainda mais presente no futuro. Informou que a Finlândia está deixando de importar produtos da China e preferindo comprar de outros países, que oferecem produtos melhores e fabricados com melhores práticas sustentáveis. Acrescentou que os países europeus também estão preferindo fazer negócios com países mais sustentáveis.

A economia da Finlândia era baseada na indústria papeleira e gerava muitos resíduos, poluindo lagos e rios. A solução ocorreu com a pressão sobre as empresas, que mudaram suas práticas, senão perderiam mercado. Hoje, os finlandeses sabem que lixo é dinheiro, e que resíduos se transformam em matéria-prima para novos produtos. É preciso fortalecer o comércio sustentável e o compromisso com os direitos humanos, proteção ambiental e com o enfrentamento das mudanças climáticas, enfatizou Matilla.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto