Logo
Imprimir esta página

Teleatendimento lidera ranking de maior empregador do país

Dados do Ministério da Economia apontam que os maiores empregadores formais do país são atualmente empresas de teleatendimento, alimentos, gestão de saúde e de terceirização.

As ameaças do mercado de trabalho para milhares de pessoas são preocupantes e justamente por isso é indispensável que os trabalhadores estejam atentos às oportunidades, de modo a concentrarem sua busca por uma oportunidade. Dados do Ministério da Economia apontam que os maiores empregadores formais do país são atualmente empresas de teleatendimento, alimentos, gestão de saúde e de terceirização, de acordo com levantamento solicitado pelo G1. Trata-se de uma listagem das empresas com o maior número de vínculos empregatícios com carteira assinada, a partir dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A liderança do ranking é de uma empresa de call center, que reunia em fevereiro 73.822 funcionários. Na vice-liderança, o setor de alimentos, com 55.513 empregados. Para a Top Use, especialista em comunicação por voz, esse cenário é muito favorável e cria uma expectativa de aumento da economia com mais geração de empregos. "As oportunidades do mercado com carteira assinada são importantes e garantem ao trabalhador seus direitos, especialmente na área de call center, conforme definições da CLT e também da Segurança do Trabalho", afirma. Das 50 empresas da lista, 8 delas têm o teleatendimento como atividade principal, sendo este setor o responsável 993.300 vagas, de acordo com o levantamento.

O G1 explica que o ranking foi feito a partir das informações repassadas pelas empresas ao Caged e considera os vínculos empregatícios dos estabelecimentos com o mesmo CNPJ raiz, não informando o quadro total de funcionários por grupos econômicos ou das companhias que atuam no país com diferentes CNPJs e subsidiárias. "Ainda assim foi possível ter a dimensão do quão importante é o teleatendimento para a geração de empregos", reforça a Top Use .

A maior empregabilidade é visível aos setores que exigem mais mão de obra, ou seja, o de serviços, no qual se enquadra o teleatendimento. Estes são os que exigem muitos profissionais para atender toda a demanda da empresa. De acordo com os números do Caged, o setor de serviços emprega atualmente cerca de 45% do total de trabalhadores com carteira assinada.

Entretanto, é possível perceber que nessas ocupações concentram-se muitas pessoas com baixa escolaridade e recebendo salários baixos. Isso aponta para a necessidade de reformulação das estratégias do setor. "Mesmo que este seja um campo que não costuma empregar pessoas mais qualificadas, talvez a mudança de cultura da empresa com a profissionalização de alguns setores possa ser a chave para mudar esse cenário", afirma a Top Use, que acredita que o bem-estar do colaborador, além das oportunidades oferecidas a ele, são pontos fundamentais para o crescimento do setor.

Todo esse montante de oportunidades no teleatendimento não está concentrado apenas em grandes empresas. De acordo com o G1, das 173 mil vagas com carteira assinada criadas no Brasil (em todos os setores) em fevereiro de 2019, 125,2 mil foram abertas por pequenos negócios e apenas 36,5 mil por médias e grandes empresas, segundo o Sebrae. As outras 11,4 mil vagas foram geradas na administração pública. Nos dois primeiros meses deste ano, as micro e pequenas empresas acumulam um saldo de 189,5 mil empregos formais gerados, quase 17 vezes maior que o saldo acumulado pelas médias e grandes empresas no bimestre (11.312 vagas).

Website: http://www.topuse.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto