Logo
Imprimir esta página

11 erros do e-mail marketing

Saiba quais erros podem comprometer resultados de campanhas digitais

*Por Thiago Buchler

Apesar de ser algo básico, enviar e-mail, principalmente e-mail marketing requer atenção e conhecimento. A utilização do e-mail marketing é importante para divulgar um comércio e conquistar a fidelidade de clientes.

Confira abaixo alguns dos principais erros que selecionei e saiba como não cometê-los novamente.

- Não realizar testes A/B de layouts: a identidade visual definida carrega a credibilidade da empresa/produto. Analisar qual opção tem melhor resultado;
- Criar e-mails sem basear-se em referências: conheça os tipos de e-mails existentes para se inspirar
- Não selecionar, estrategicamente, o produto antes de anuncia-lo;
- Não limitar o número de palavras-chave: o número excessivo pode levar o conteúdo para o spam;
- Utilizar o nome da empresa como remetente: deixando de criar proximidade com o destinatário;
- Comprar base de e-mails: isso “suja” o domínio, já que, os destinatários não concordaram em receber conteúdo da empresa;
- Não utilizar variáveis para gerar proximidade;
- Escrever assuntos de e-mails grandes: o assunto precisa ser nítido a leitura em qualquer dispositivo;
- Desenvolver layouts não responsivos ou poluídos visualmente: algo criativo que desperte a curiosidade do cliente;
- Não analisar o histórico de preço dos produtos no mercado, desconsiderando a margem de lucro e nível competitivo que deve ser mantido: os preços e benefícios atraem os consumidores, convencendo-o de que a empresa apresenta vantagens;
- Não acompanhar periodicamente o mercado para atualizar as estratégias.

Para amenizar as falhas acima é preciso contar com referências do mercado. Portanto, outros pontos necessários para o alcance de resultados satisfatórios são:

- Frequência e volumetria de disparos da concorrência: estabelecer a frequência de disparos é fundamental para fortalece o relacionamento da marca com o cliente, mas a verdade é que não existe uma fórmula a seguir. Os objetivos da empresa, o segmento em que ela está inserida, o público-alvo dela e seu porte são questões que influenciam na frequência de disparos que ela deve realizar.
- Palavras-chave mais utilizadas;
- Abordagem da concorrência;
- Layouts e mais.

Ainda, para ajudar os empreendedores de e-commerces, criei uma lista do que deve conter no e-mail marketing antes dele ser disparado. Lembrando que, o checklist é estruturado com base no tipo de e-mail que será enviado. Em todo caso, selecionei pontos gerais que devem ser analisados e testados.

- Assunto;
- Remetente;
- Conteúdo do e-mail;
- Conteúdo da imagem (no caso de uso de imagens ao longo do e-mail);
- UTMs (a partir de onde a conversão de clique/venda começou);
- Links (no caso do uso de links ao longo do e-mail);
- Diferentes dispositivos são testados;
- Testes são enviados para garantir que não vá para a caixa de SPAM;
- Base/segmentação correta de acordo com o planejamento;
- Porcentagem de texto e imagem (70% texto e 30% imagem).

Para finalizar, digo que o importante é focar na experiência do cliente. Assim, pensar em assuntos e pré-headers chamativos que despertem curiosidade e o desenvolvimento de layouts criativos atrai o consumidor. Boas vendas!

*Thiago Buchler é fundador da plataforma E-mail Metrics, a primeira do Brasil que monitora e-mails marketing em tempo real e traz métricas de milhares de lojas do varejo nacional. Atua há 20 anos com Tecnologia/Web, como especialista em soluções de TI, gestão de pessoas e coordenação de projetos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto