Logo
Imprimir esta página

Como adotar práticas DevOps na minha empresa?

Por Rodrigo Santos*

O mercado de TI está acostumado a frameworks - a abstração que une códigos comuns entre vários projetos de um software para prover determinada funcionalidade - e a modelos baseados em livros e em disciplinas consolidadas. Mas, de uns tempos para cá, observo emergir o pensamento de que as boas práticas não necessariamente precisam compor uma metodologia formalizada.

Esse é o caminho do DevOps, que integra as áreas de desenvolvimento e operações da TI, e vem ganhando força não por um discurso de sucesso, mas por exemplos concretos de empresas e, especialmente, pelos bons resultados obtidos com os clientes. Esse modelo de atuação tem foco em questões menos técnicas e mais comportamentais, envolvendo iniciativas para que haja sinergia entre equipes. Como retorno, o modelo oferece muito mais agilidade nos processos de desenvolvimento e de implementação de software, automação de etapas, simplificação de fluxos de trabalho e menor tempo de resposta ao cliente.

Em um mercado cada vez mais exigente, intolerante a falhas e que precisa lidar com mudanças constantes, o DevOps ‘cai como uma luva’. A sua capacidade em reduzir distâncias, eliminar empecilhos e fazer com que todos falem a mesma língua é algo importante. Com esse diferencial, o objetivo do negócio e a TI passam a conversar mais francamente. Equipes de TI começam a funcionar como peças de um mesmo quebra-cabeça; as entregas ocorrem em menor tempo, com mais qualidade e menor custo; o cliente atribui mais valor, mesmo se houver escopo reduzido.

E aí entra uma questão altamente relevante nos dias atuais: a satisfação do cliente. Oferecer a ele, que é a razão de ser de qualquer negócio, uma experiência superior ao que ele está acostumado é um fator importante para a competitividade. Para que a migração do modelo atual para o DevOps ocorra sem traumas, a gestão da TI precisará lançar mão da boa e velha tríade das teorias da administração que compreende processos, pessoas e ferramentas.

No caso de processos, o importante é revisar e flexibilizar os fluxos atuais. Identificar tudo o que necessita de melhoria e que poderia ser automatizado para facilitar o dia a dia das equipes. Quanto às pessoas, o foco é capacitação. Só investindo em treinamento e campanhas para estimular o compartilhamento entre as áreas é possível avançar com as implementações das novas práticas. No quesito ferramentas, é fundamental escolher as mais adequadas às necessidades do negócio e, em alguns casos, procurar empresas especializadas para dar todo o suporte na hora de colocá-las em prática.

O toque final vem da base, ou seja, a cultura organizacional, quando todos os colaboradores da empresa vivenciam a nova mentalidade. Só assim o DevOps entra em uma empresa para ficar e poderá contribuir, efetivamente, para uma nova era na TI de uma organização. Por isso, gestores que ainda não dominam o assunto, não hesitem em iniciar a jornada de transformação. Vocês não precisam estar sozinhos nessa.

* Rodrigo Santos é DevOps Engineer da Mandic Cloud Solutions.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto