Após investir em três negócios, empreendedor conta quais são os desafios de mudar de setor
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Kamila Garcia
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Paulo Yossimi já esteve à frente de uma empresa de ingressos digitais, um restaurante e uma sorveteria
Trocar de segmento não é uma tarefa fácil. É preciso ter muito planejamento para deixar um negócio e investir em outro. O empreendedor Paulo Yossimi já passou por essa experiência três vezes. Esteve à frente de uma empresa de ingressos digitais e de um restaurante. No entanto, foi com a Nhô Sorvetes que ele achou o seu modelo de negócio ideal. "Apostar em um novo mercado não é uma decisão para ser tomada de um dia para o outro. É preciso identificar as oportunidades para vermos se é a hora ou não de "pular do barco", diz o empresário.
Em 2011, Yossimi fez sua iniciação no mundo do empreendedorismo com uma empresa de ingressos digitais. "Foi um momento difícil, pois não tínhamos muito conhecimento." Surgiu, assim, um grande desafio: fazer a inauguração do Instituto Neymar Jr, em Santos. "A inauguração era próxima do Natal e tivemos muita dificuldade para encontrar catracas para instalar no local", diz. No entanto, o empreendedor fez algumas parcerias e, no final, deu tudo certo.
Seu negócio é escalável?
Apesar desses projetos, a empresa não decolava financeiramente. "Percebi que essa empresa não era escalável e decidi mudar", explica o empreendedor. Para ele, essa é uma dica importante: um negócio tem que ser rentável. Caso não seja, é preciso repensá-lo.
Foi almoçando no Mineiro Delivery, de São José do Rio Preto (SP), que teve o insight para o segundo negócio. O restaurante é especializado em servir, em caixas, pratos tipicamente brasileiros. "A comida de lá era muito boa, pensei porque não transformar o negócio em uma franquia", diz. Ele, então, levou a ideia para os dois irmãos fundadores do restaurante, Gabriel e Marlon Ventura e acabou se tornando sócio da empresa, que cresceu consideravelmente.
Fique de olho nas oportunidades
Esse é bom conselho para os empreendedores. Yossimi diz que mesmo estando em um negócio estável, como o Mineiro, estava atento ao mercado. "Um dia fui cortar o cabelo e um amigo me disse que tinha um negócio bom para mim", conta o empresário. Ele estava falando de um quiosque de sorvete que trabalhava com produtos soft, aqueles mais leves, não tão gelados. "A operação era muito simples, era só colocar o líquido que saia o sorvete", diz.
Apesar de estar em um negócio consolidado, o empreendedor decidiu apostar em uma nova empresa, pois viu nisso uma oportunidade para crescer. "Não foi fácil tomar essa decisão, procurei algumas consultorias financeiras e fiz um planejamento de investimento. Fiquei um ano pensando e três meses planejando minha saída do Mineiro", explica.
Em 2017, nasceu a Nhô Sorvetes. No começo, ele teve dificuldades para se adequar ao mercado. Quando expandiu para franquias, o desafio era entender qual era o perfil do seu investidor. "O franqueado da Nhô sempre pensou em liquidez, já que o investimento inicial é muito alto. Só a máquina de sorvetes custa, em média, R$ 60 mil", diz.
Para isso, o empreendedor investe em diversas estratégias para atrair os clientes e franqueados. "Recentemente, compramos uma máquina que injeta o recheio direto no sorvete. Por exemplo, o produto já saí com os MMs ou granulados". Isso nenhuma rede tem no Brasil", afirma o empreendedor. Para Yossimi, a inovação agrega valor ao produto, além de tornar o trabalho dos funcionários mais rápido.
A franquia também fez uma parceria com a marca Dadinho. A Nhô produz duas versões da sobremesa com o doce, que lembra a infância: São elas: o milkshake e o Nhô-mix (versão no pote). As duas levam pasta de dadinho e - no caso da segunda - versões em miniatura do doce por cima. Atualmente, a rede possui 11 unidades abertas e 22 em implantação. Até o final de 2019, a franquia espera fechar o ano com 50 unidades e com o faturamento de R$ 15 milhões. "Eu vejo que o mercado de sobremesa tentou se reinventar, mas muitos produtos não foram para a frente, saíram de moda. Eu ainda acredito que o melhor caminho é ter um atendimento de qualidade", diz o empreendedor.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>