É possível ser mãe e ter uma vida profissional?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Janaina Manfredini
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Conciliar a vida pessoal com a profissão não é fácil e exige muito de qualquer pessoa, o desafio é ainda maior quando o assunto são as mulheres que se tornam mães. O Dia das Mães (12/5) está próximo e levanta esse tema visto a dificuldade delas em retornar para o ambiente de trabalho. Uma pesquisa da Catho reforça que, após a chegada dos filhos, 28% das mulheres deixam o emprego e para 21% a procura por algo novo pode levar mais de três anos. “São valores antigos que fazem acreditar que as mulheres devem escolher entre casar, ter filhos ou trabalhar. Como mãe e especialista em carreira, posso afirmar que isso é um equívoco. Muitas mães depois da maternidade mostram ainda mais vigor, vontade e força para alcançar os resultados”, conta a especialista em carreira e coach, da Effecta Coaching, Janaina Manfredini.
O problema é que essas demissões, na maioria dos casos, não partem da escolha própria ou falta de capacidade das mulheres. “Na visão das empresas tradicionais ainda é comum a crença que a mulher, quando mãe, deve viver em função da criança, sem dar conta de enfrentar uma rotina de trabalho ou cuidar de si própria. É algo tão forte que até mesmo líderes mulheres seguem com esse pensamento”, destaca a coach. Essa falta de reconhecimento faz com que executivos homens e mulheres percam ótimas profissionais, capacitadas e qualificadas para o cargo e que poderiam fazer diferença na empresa.
É preciso mudar e entender que ser mãe não tira da mulher a sua independência, que por trás da nova imagem, ainda existe uma pessoa com força, vontades e sonhos. E, além de tudo isso, uma mulher que carrega centenas de novas qualidades que podem, inclusive, favorecer o ambiente de trabalho. “O mercado está sempre à procura de profissionais multitarefas. Multiplicada fica a capacidade de quem se torna mãe, como duvidar de alguém que é capaz de estar à frente das contas, de um filho, da casa e do companheiro? Com a maternidade, a mulher aprende a se entregar para tudo um pouco, são também profissionais mais humanizadas, a tendência é que fiquem mais sensíveis, humanas e pacientes. Com todas essas características, passam a ouvir e entender melhor, e a ter um poder extra na hora de gerir e unir uma equipe. Estão sempre em busca do melhor, não só para garantir uma vida melhor para o filho, mas para que ele seja testemunha e se orgulhe dessa trajetória”, finaliza Janaina.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>