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Cashback: o que é e quais são as suas vantagens?

Agora a proposta é recompensar monetariamente: o chamado cashback, muito comum em países como os Estados Unidos, onde empresas já faturaram mais de US$ 1 bilhão por ano devido a esta funcionalidade.

O consumidor não enxerga mais programa de pontos como um benefício e acaba não aderindo. A dinâmica mudou

O tradicional programa de pontos para fidelizar clientes já não chama tanto a atenção dos consumidores. Agora a proposta é recompensar monetariamente: é o chamado cashback, muito comum em países como os Estados Unidos, onde empresas já faturaram mais de US$ 1 bilhão por ano devido a esta funcionalidade. Porém, este modelo começou timidamente no Brasil.

O próprio termo se explica em inglês: cashback “dinheiro de volta”, então basicamente é um sistema oferecido por e-commerces ou lojas físicas, que no momento que o consumidor efetua uma compra, parte do dinheiro pago pelo produto é devolvido. Essa quantia retornada vem do site do próprio anunciante do cashback como forma de comissão à loja parceira.

Quem inventou este modelo foi a empresa americana Ebates, em 1998, e conseguiu sobreviver ao estouro da bolha em 2001 e foi adquirida por quase US$1 bilhão pela Rakuten em 2014. O modelo foi trazido ao Brasil em 2007 pela empresa Compra3 que na época chegou a ter 600 mil clientes e um faturamento anual milionário.

Daquele ano para cá, o mercado é outro, e hoje conta com players que operam em um nível alto de profissionalismo, mostrando lucratividade tanto da empresa que opera o programa de cashback, do lojista (no caso de ponto de venda físico), e principalmente dos consumidores. Segundo dados do Sebrae, existem 6,4 milhões de estabelecimentos que oferece o programa no País.

Acompanhando as tendências do mercado, o Gimba, pioneiro na gestão e distribuição de suprimentos, devolveu aos seus clientes R$1.082.188,34 em 2018 com seu próprio cashback, o Gimplus. Os consumidores que compraram via site ou televendas receberam de volta até 3% do valor gasto, sendo um valor considerável comparado com outras empresas que oferecem o cashback com no máximo 2% de retorno. O montante fica disponível para futuras compras no site e não há limite de recompensa.

Para Amauri Gennari, diretor comercial do Gimba, aderir ao cashback é a melhor forma de valorizar o cliente. “O consumidor não enxerga mais programa de pontos como um benefício e acaba não aderindo. Já com a proposta do Gimplus, não existe adesão. O cliente que faz a compra ganha automaticamente o dinheiro de volta. Em 72 horas, o valor fica disponível no site e poderá ser aplicado já na compra seguinte, com prazo de 6 meses para expiração”, explica Gennari.

O cashback traz benefícios para todas as pontas. Para os lojistas parceiros, porque aumenta a fidelização de clientes, além da visibilidade da loja, já que com a devolução de parte do valor da compra, tende a aumentar o nível de satisfação dos consumidores e as chances de voltarem a comprar no mesmo lugar. Para os consumidores, porque muitas vezes o produto que eles compram e recebem parte do valor de volta, já estava em promoção, ou seja, o desconto é ainda maior. E por último, para os anunciantes do cashback, pois recebem comissão das lojas parceiras por terem levado clientes até elas.

Website: http://www.gimba.com.br


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