Logo
Imprimir esta página

Customer Engagement Hub: a evolução do omnichannel no relacionamento entre marcas e consumidores

Por Marcelo Chianello, CEO da Liq

A evolução da tecnologia trouxe para o centro da discussão uma nova forma de interagir com o consumidor. As marcas já não vendem apenas produtos ou serviços, elas precisam ir além. Proporcionar experiências que impactam seu público é uma necessidade. Hoje, o shopper exige mais: ele quer participar ativamente da construção dos produtos ou serviços hiperpersonalizados e é nesse contexto que as empresas devem se preparar para esse contato e, ao mesmo tempo, coletar e interpretar os dados gerados em cada uma das diversas interações.

Para que isso ocorra é necessário que as marcas adotem uma atuação integrada, com estratégias e ferramentas dedicadas a suportar e melhorar a jornada do consumidor. Diante da realidade móvel e ágil, monitorar o relacionamento com esse público deve fazer parte do plano tático-comercial e de marketing, que exige esforço contínuo e integrado de todas as áreas de uma empresa – do pré ao pós-venda. É preciso estar bem preparado para oferecer experiências diferenciadas, que provoquem encantamento aos consumidores.

Para uma visão abrangente e realmente integrada, as empresas globais estão caminhando para a construção de um Customer Engagement Hub (CEH). O termo tem sido usado para representar o futuro das práticas de relacionamento entre marcas e clientes. Segundo o Gartner, nos próximos anos, mais da metade das maiores organizações mundiais investirão em tecnologia, infraestrutura e recursos para integrar o relacionamento com clientes. Hoje, 85% das organizações contam com canais fragmentados de engajamento dos seus consumidores.

Em linhas gerais, o CEH se diferencia por propor a união dos canais e áreas de atendimento de uma empresa para uma entrega mais inteligente e completa aos consumidores. Esse cenário permite oferecer produtos e serviços personalizados, criando uma estratégia de engajamento que conecta todos os departamentos e canais de relacionamento, permitindo a integração de dados e insights entre os times de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos, por exemplo.

A implantação dessa nova cultura é um processo, e não uma ação feita da noite para o dia. Para que os resultados se destaquem, é necessário que os líderes envolvam suas equipes e todos compartilhem as informações necessárias, movimentando esse ecossistema, através dos diversos canais de interação – presenciais ou digitais – que precisam estar plenamente integrados e falando “a mesma língua”. A automação de processos e a inclusão de metodologias que conectem as experiências em um ambiente fígital são ações que devem ser exploradas pelas marcas, em busca de ambientes alinhados às características do CEH e o Mercado 4.0.

Fazer com que essa engrenagem funcione com harmonia não é tarefa fácil. O sucesso do Customer Engagement Hub depende da adoção de um novo mindset, que compreenda a jornada do consumidor como uma experiência única e completa. E para isso, as empresas precisam buscar opções que facilitem o processo de desenvolvimento de produtos e serviços que, de fato, entreguem experiências eficazes e memoráveis para seus consumidores.

Foi-se o tempo em que jornada de compra era mais linear e que o cliente escolhia essencialmente uma marca por preço, ou por um único motivo. As marcas que permanecem como desejo de compra são aquelas que estabelecem relações afetivas com seus consumidores e os engajam através de vários atributos. Num mercado onde a fidelização é cada vez mais desafiante, as marcas devem criar, constantemente, práticas e experiências fluidas que engajam os shoppers. Com tanta revolução nas relações entre marca e consumidor, cabe a pergunta: Sua empresa tem se ocupado com isso?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto