Quando a transformação ágil se depara com a realidade
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Alexandre Spínola
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
*Rodrigo Brasil
É muito comum o falso entendimento sobre o funcionamento das práticas ágeis. Muitas pessoas acreditam que ser ágil significa ser mais rápido, o que nem sempre é verdade. Além disso, existe uma certa resistência de muitas empresas em relação ao novo, à mudança de cultura, o que acaba aumentando a dificuldade na hora de quebrar paradigmas.
Quando o Agile é bem implementado e alinhado à realidade do negócio da empresa, as suas vantagens se tornam visíveis nos resultados obtidos. O mais comum na jornada de adaptação das práticas ágeis é a disseminação do mindset para que as pessoas não apenas façam, mas também pensem, de forma ágil. A comunicação, transparência e empatia com aqueles que demonstram resistência também são essenciais durante e depois dessa jornada.
Um dos principais desafios encontrados na área de TI, principalmente em se tratando de gestão de projetos e desenvolvimento de softwares, é atender os clientes de forma ágil, dinâmica e efetiva. Enquanto o modelo tradicional (waterfall) é preditivo, podendo resultar em desperdício de tempo e dinheiro ao se descobrir que uma tarefa executada antes da implementação se tornou obsoleta (o que pode acarretar um software inutilizável, por exemplo), no modelo Agile o time de desenvolvimento possui grande autonomia, o que resulta, geralmente, em uma melhor qualidade técnica e um software funcionando. Além disso, no modelo tradicional as decisões técnicas ficam a cargo do Gerente de Projetos, que distribui as tarefas e usa o modelo comando-e-controle, reduzindo a oportunidade de membros do time experimentarem. Isso, consequentemente, reduz a criatividade e a excelência técnica dos colaboradores.
O objetivo principal do Agile é trazer dinamismo para a gestão de projetos (de qualquer área). Com o avanço de novas tecnologias e o mercado se tornando cada vez mais volátil, dinamizar e agilizar as tarefas no trabalho são práticas essenciais que possibilitam respostas rápidas a mudanças que possam surgir.
Para desenvolver essa mudança de cultura, no entanto, há um caminho a percorrer que nem sempre é simples de se fazer. É preciso quebrar os mais diversos paradigmas e criar um entendimento correto das práticas ágeis entre stakeholders, gerentes de projetos tradicionais e representantes das áreas de negócio.
Com sua implementação, os projetos passam a ter uma maior capacidade de adaptação às mudanças, entregando apenas o que realmente importa, eliminando desperdícios e se tornando, portanto, gradativamente mais eficaz através de uma mentalidade de melhoria contínua. Para o time, obtém-se o crescimento profissional, do ponto de vista técnico, com aprimoramento das relações pessoais e da qualidade de vida, que advém de um ambiente sustentável e com menos propensão a horas extras.
Se você quer que sua equipe/empresa se torne ágil, mostre os benefícios dessa prática, trabalhe duro, seja solícito e aceite o fato de que velhos paradigmas ainda estarão presentes no seu dia a dia. Com o tempo, os resultados começarão a aparecer e dirão muito sobre seu esforço.
Rodrigo Brasil
Rodrigo Brasil, Project Leader na GFT Brasil
Sobre a GFT
A GFT, referência em tecnologias exponenciais para a transformação digital e projetos ágeis, está comprometida em impulsionar a inovação e a disrupção na indústria de serviços financeiros.
A partir do conhecimento do setor, assessora as instituições líderes de mercado e desenvolve soluções de TI personalizadas – de apps bancários e trading systems, a implementação e suporte de plataformas completas até a modernização de sistemas core banking.
O time de inovação global desenvolve também novos modelos de negócio, focando em tecnologias exponenciais como Open Bank, Mobile, Big data, API e Integração de Sistemas para canais digitais** abrangendo todos os setores. Busca moldar o mercado financeiro do futuro em parceria com os seus clientes.
Fundada em 1987, a GFT conta com uma equipe global de aproximadamente 5.000 colaboradores na Europa, América do Norte e América do Sul. As ações da GFT estão listadas na Bolsa de Frankfurt no TecDAX (ISIN: DE0005800601).
www.gft.com
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>