Logo
Imprimir esta página

Vazamento de dados do INSS faz entidade intensificar campanha para alertar aposentados contra golpes na contratação de consignado

As reclamações na Ouvidoria da ANEPS aumentaram cerca de 400% no primeiro trimestre do ano e uma das causas é a divulgação de dados de recém-aposentados divulgados de forma ilegal. Aposentados recebem dezenas de ligações por dia, oferecendo empréstimo consignado

“O vazamento de informações de forma ilegal de recém-aposentados durante o processo de concessão de aposentadoria pode explicar o aumento expressivo no número de reclamações e denúncias na Ouvidoria da Aneps, contra supostos promotores de crédito”, disse Edison João Costa, presidente da Aneps (Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País). Para ele, a divulgação da nota do INSS, em que o Instituto admite a possibilidade de vazamento de dados, certamente é uma das causas do aumento de reclamações contra o assédio de correspondentes bancários registrado no primeiro trimestre deste ano – algo em torno de 400% a mais de queixas foram registradas pela Ouvidoria da entidade, em comparação com o mesmo período do ano passado. Recém aposentados relatam que chegam a receber mais de 20 ligações por dia, oferecendo empréstimo consignado.

Para o presidente da Aneps, se confirmado, o vazamento de dados por parte do INSS é absurdo e coloca os recém-aposentados em risco maior de fraude. “Muitos começaram a receber oferta de consignado muito antes de saberem oficialmente que já estavam aposentados. São profissionais nem sempre certificados para atuar como agente de crédito e que fazem uma abordagem totalmente antiética”. Segundo ele, mesmo que o aposentado decida aceitar o empréstimo, precisa verificar se o profissional que está oferecendo o crédito está apto a trabalhar. Ou seja, o aposentado deve consultar se o agente de crédito é certificado, que é uma exigência do Banco Central para todos os agentes de crédito. O Aposentado também não deve pagar qualquer taxa extra e ficar atento com as condições e taxas de juros do empréstimo. “Quem cobra taxas para liberar o consignado está cometendo um crime e deverá ser impedido de atuar em Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País.”

A modalidade de empréstimo consignado é uma das melhores alternativas hoje, as taxas de juros são muito menores. Ao perceber o aumento nas denúncias, no começo deste ano, a Aneps lançou uma campanha para orientar as pessoas para que não caiam nos golpes dos falsos promotores de crédito.

Para checar se o promotor de crédito está habilitado para oferecer o empréstimo, é simples. Basta acessar o site www.crcp.org.br e inserir o CPF do profissional. Em caso de dúvida, o consumidor pode consultar a Aneps por meio do telefone 11 3104-5168 ou pelo e-mail .

A Aneps é a única certificadora que disponibiliza um canal de ouvidoria implementado desde 2011, em que recebe constantes denúncias e reclamações. Para se ter uma ideia, se comprovada a denúncia contra um profissional envolvido em fraude, este pode perder sua certificação e ficar impedido de atuar no mercado.

Nos últimos 10 anos, o número de correspondentes triplicou no Brasil para atender à enorme quantidade de localidades sem agências bancárias. Das 5.588 cidades, 2.293 não possuem agências bancárias, sem contar uma infinidade de bairros em grandes centros urbanos. Além disso, nos últimos anos, o movimento no sentido de fechar agências bancárias para reduzir os custos tem sido grande. Em 2017, 1.500 agências foram fechadas.

Nesse cenário, o caminho mais rápido, prático e seguro para empréstimos consignado e pessoal, financiamentos imobiliário e de veículo, agrícola e microcrédito, pagamento de contas, recebimento de benefícios sociais, como aposentadoria e Bolsa Família, são os correspondentes, que já realizam o mesmo número de transações que as agências bancárias.

Saiba mais sobre a Aneps (Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País)

As empresas promotoras de crédito e correspondentes no país atuam de forma independente como terceirizadas, contratadas pelos bancos e financeiras, para prestar serviços financeiros fora das agências. Estes profissionais são autorizados pelos bancos e financeiras para oferecer empréstimos, financiamentos e recebimentos de pequenas contas, como água, luz, telefone entre outros, além do pagamento de 57% dos benefícios sociais, como aposentadoria e Bolsa Família. Segundo o site do Banco Central do Brasil, existem mais de 374 mil postos de atendimento ao consumidor. Um segmento econômico que gera cerca de 1,7 milhão de postos de trabalho. A Aneps foi criada em 2001 para representar os interesses dessas empresas e obter o reconhecimento como categoria importante na cadeia produtiva. Para mais informações, acesse www.aneps.org.br.cid:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto