Logo
Imprimir esta página

Cerca de 70% das mulheres já enfrentaram barreiras no trabalho por questões de gênero

Cerca de 70% das mulheres já enfrentaram barreiras no trabalho por questões de gênero

Levantamento da Amcham Brasil ouviu 770 executivas de diferentes setores e empresas em todo o País

A Câmara Americana de Comércio no Brasil escutou 770 executivas em uma pesquisa sobre equidade de gênero no mundo empresarial. 69% das mulheres afirmaram já ter enfrentado barreiras na profissão pelo fato de ser mulher.

Entre as barreiras citadas estão interrupção de fala durante reuniões (31%), assédio moral (19%), falta de reconhecimento de projetos ou iniciativas de sua autoria (17%), pressão estética (13%), tratamento diferenciado entre candidatos e candidatas na hora da entrevista (12%) e tratamento diferente após licença-maternidade (9%).

Em evento do Comitê Estratégico de Assessoras Executivas, promovido pela Amcham Curitiba, a conselheira Margaret Groff endossou o assunto, ressaltando a importância em buscar a igualdade. “Diversidade traz qualidade. Todos precisam entender que juntos somos melhor”.

Diferença de tratamento

Quando questionadas sobre diferença de tratamento entre homens e mulheres na empresa, 40% afirmaram não ser tratadas de maneira igualitária. Os momentos de mais evidência são: promoção e escolha para cargos de liderança (68%), contratação (16%) e capacitação (16%).

Políticas prioritárias

Na avaliação de 30% das executivas, para ter mais equidade de gênero nas organizações, a política prioritária deve ser a igualdade entre as licenças de paternidade e maternidade. Em seguida, para 29%, a equiparação salarial poderia ser uma alternativa para reduzir a discriminação. Ainda são citados treinamentos de carreira e formação de liderança voltada para mulheres (17%), foco em eventos de diversidade e campanhas internas (17%) e montar um grupo de trabalho focado em gênero para discutir e entender as necessidades das mulheres da organização (6%).

Políticas públicas

A pesquisa questionou as participantes sobre “onde você não vê um foco do governo e acha que a empresa deveria investir de maneira redobrada? ”. Para 36% das mulheres entrevistadas é necessário mais representatividade feminina, principalmente em cargos de liderança. Em seguida aparecem respostas como combate à violência contra a mulher (24%), debate sobre desigualdades (21%) e inclusão de mulheres trans e/ou negras (19%).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto