Logo
Imprimir esta página

5ª Celebração do Dia do Ouvidor e Dia Internacional do Consumidor da CNseg reúne o secretário da Senacon e lideranças do setor de seguros

Primeiro evento aberto ao mercado de seguros que contou com a participação do novo titular da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor.

Promovida pela CNseg – a Confederação das Seguradoras, a 5ª Celebração do Dia do Ouvidor e Dia Internacional do Consumidor, nesta quinta-feira (28/03), avaliou avanços e desafios da relação de consumo.

Dos debates, participaram o secretário nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Luciano Benetti Timm, a diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Simone Sanches Freira, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano e a diretora de Relações de Consumo e Comunicação da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, além de lideranças setoriais, ouvidores de seguros e representantes do governo federal, dos Procons, de órgãos de supervisão do mercado segurador e de saúde suplementar.

Na abertura do evento, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, destacou que ser mais bem compreendido pelos consumidores é um mantra seguido pelas seguradoras de todo o mundo. Ele lembrou, nesse sentido, as diversas ações do Programa de Educação em Seguros promovido pela CNseg como livretos, cartilhas, vídeos, estudos setoriais, para oferecer conteúdo que permitam o melhor conhecimento dos fundamentos e produtos, para melhorar o poder de escolha do consumidor.

“Dessa forma, com informações qualificadas e estruturadas, todos ganham”, declarou ele, para quem a melhor compreensão da missão do seguro reflete-se no crescimento da demanda por proteção de maior qualidade pela sociedade.

A diretora de Relações de Consumo e Comunicação da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, fez questão de destacar o papel dos ouvidores em dar voz aos segurados dentro das empresas e efetividade a outras ações de proteção ao consumidor que harmonizam as relações de consumo. “Para difundir o acesso do consumidor aos canais de atendimento do setor, lançamos o livreto Canais de Atendimento do Programa de Educação em Seguros da CNseg e, desde 2015, fazemos os Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros pelo Brasil”, informou.

Solange Beatriz destacou o engajamento do setor de seguros na plataforma Consumidor.gov, serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos.

Segundo ela, 97% das reclamações do setor de seguros na plataforma são respondidas, e das que são resolvidas, 65% receberam notas 4 ou 5 (máxima) ao atendimento – índice superior à média geral da plataforma. Atualmente, as seguradoras aderentes ao Consumidor.gov representam 83% do mercado.

“Levantamentos realizados na Comissão de Ouvidoria da CNseg demonstraram que em mais da metade das companhias as manifestações recebidas pelo Procons (46%) e pelo canal Consumidor.gov (66%) são tratadas pelos Ouvidores, qualificando sobremaneira o atendimento prestado por esses profissionais, e contribuindo para a divulgação dessa importante plataforma governamental”, assinalou Solange Beatriz.

A participação do ouvidor é destacada também na ‘desjudicialização’. “Cerca de 1,25% das demandas tratadas e respondidas negativamente nas Ouvidorias ensejou ações judiciais. Isso demonstra que o atendimento qualificado prestado demonstra a capacidade das companhias de resolver seus problemas em casa”, destacou ela.

“É um momento de desjudicializar sem precarizar direitos”, disse o secretário Lucianno Timm, em sua palestra sobre a defesa do consumidor na era da economia digital. Segundo ele, a judicialização gera gastos extraordinários. Ele lembrou que os custos de processos somaram R$ 84,8 bilhões em 2016, algo perto de 1,3% do PIB, recursos que poderiam estar sendo aplicados, por exemplo, em saneamento básico.

O secretário enfatizou que o acesso à ordem jurídica justa compreende mais do que somente o acesso ao Judiciário, abrangendo também os mecanismos alternativos adotados pelas empresas, como a negociação, a mediação e a conciliação que acontecem nas ouvidorias e na plataforma consumidor.gov. Foi o primeiro evento aberto ao mercado de seguros que contou com a participação do novo titular da Senacon.

Simone Sanches Freira, diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou também da abertura do evento e assinalou que as ouvidorias se tornaram estratégicas para os aperfeiçoamentos exigidos na relação de consumo de saúde suplementar, ao dar acolhimento e tratamento adequados às reclamações dos segurados. “As operadoras dos planos de saúde amadureceram muito nos últimos anos.

A Ouvidoria tem servido cada vez mais como um mecanismo de gestão aprimorado, ou seja, ela tem o papel de nos auxiliar a fazer um trabalho cada vez melhor”, disse a reguladora.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto