O fim do funcionário do mês
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Luiz Gaziri / Mônica Moreira
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Toda estratégia que separa as pessoas em ganhadores e perdedores tem um final trágico. Na tentativa de reconhecer o trabalho dos favorecidos, as empresas esquecem que grande parte dos demais acabam desclassificados, o que pode gerar a pior performance nas vendas.
Em “A Incrível Ciência das Vendas”, publicada pela Editora Leader, o autor Luiz Gaziri, consultor, professor de pós-graduação na PUC-PR e FAE Business School, explica que o reconhecimento que a empresa confere para os funcionários do mês gera o mal justamente para as pessoas beneficiadas.
Estudos científicos já comprovaram que os colaboradores preferem se relacionar com pessoas parecidas com elas mesmas e, como nesse caso, a maioria estará em posições desfavoráveis, eles formarão um grupo que será diferente daquela pequena parcela favorecida. Pode parecer que não afetará o rendimento da empresa, mas quando existe essa forte separação, um grupo começa a boicotar o outro.
O autor também esclarece que a performance de um vendedor não depende apenas dele mas tem uma relação direta com a segurança financeira ou falta dela. A prática acaba intoxicando o ambiente de trabalho com a negatividade e a culpa são dos gestores.
O reconhecimento através de prêmios e outras ações que exaltam poucos, pode prejudicar ambos os lados, a falta de conhecimento científico fará que muitas companhias continuem boicotando a si mesmas. Uma equipe que recebe os prêmios certos, define suas próprias metas e não são avaliadas somente através de rankings certamente obterão resultados excelentes em longo prazo.
Sobre o autor: Luiz Gaziri fez a escolha feliz de deixar a sua carreira de quinze anos como executivo para ensinar pessoas e empresas a aplicarem comprovações científicas nas mais variadas situações do seu dia a dia. Gaziri, além de ser o autor de A Incrível Ciências das Vendas, possui formações acadêmicas nos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, é professor de pós-graduação na PUC-PR, FAE Business School e ISAE/FGV. Também atua com consultorias, treinamentos e palestras corporativas, atendendo clientes como Armani Casa, Cyrela, Unimed, Arauco, SBT, Sicredi, Consórcio Iveco, entre outros dos mais variados portes e segmentos.
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