Dicas importantes sobre o preenchimento do Imposto de Renda 2019
Flavio Roberto Mantovani*
Desde o dia 07 de março, a Receita Federal do Brasil vem recebendo as declarações de ajuste do imposto de renda das pessoas físicas. Os contribuintes que receberam rendimentos superiores a R$ 28.559,70 em 2018, devem prestar contas ao leão e preencher a declaração do IR por meio do programa disponível no site da RFB.
A instrução normativa RFB 1871 de 20/02/19 dispõe sobre as regras que deverão ser aplicadas na declaração de ajuste do IR do ano calendário de 2018. Note: o preenchimento das informações complementares sobre os bens e direitos continua a ser opcional.
Para evitar dores de cabeça, uma dica muito importante é não deixar para fazer tudo na última hora. Além do informe de rendimentos, organize todos os comprovantes de gastos com saúde, educação, contribuições previdenciárias, pensões, etc. E atenção: um gasto dedutível não lançado pode trazer um efeito inesperado e desvantajoso no cálculo do imposto.
Durante o preenchimento, é necessário redobrar a atenção na digitação dos dados e valores para evitar erros e potencialmente cair na malha fina. Observe cuidadosamente a opção de tributação que o próprio sistema calcula. E, claro, faça a escolha da opção que traga o maior benefício para o contribuinte.
Lembre-se de que o prazo final para a entrega da declaração é 30 de abril. Caso a entrega ocorra fora do prazo, o contribuinte terá que pagar multa de 1% ao mês calendário ou fração de atraso, sendo no mínimo o valor de R$165,74 e no máximo 20% do IR devido.
Flavio Roberto Mantovani é professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Está disponível para entrevistas sobre o tema.
Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>