A Nova Geração de "Eupresários" Nativos Digitais
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Silvia Dias da Costa
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Com muitas horas diárias dedicadas aos seus negócios e enfrentando situações de mercado adversas, eles continuam empreendendo usando planejamento, plataformas digitais integradas e resiliência
Com expertise adquirida atuando em grandes empresas, agora eles mudam de lado para empreender enfrentando carga horária exaustiva, mercado financeiro instável e zero glamorização. A nova geração de "eupresários" faz parte de um grupo de empreendedores que tem um modelo de atuação enxuta baseada na utilização de plataformas integradas de administração, serviços terceirizados, muito planejamento e forte presença digital.
Segundo o jovem empresário da Azahar Imports, Francisco Gil (34), as redes sociais, inclusive as profissionais mostra muitas vezes uma realidade maquiada. Existe uma febre de perfis de "Founder ou CEO" envolvidos em projetos altamente promissores. Ainda existe a herança das gerações passadas que acreditavam que pessoas bem sucedidas são quase "super heróis". Aí contar histórias de novos empreendedores quase sempre envolve uma aura de prosperidade rápida baseada apenas na criatividade. Sejam eles das gerações Baby Boom, Milleniuns ou Z.
Difícil encontrar alguém que admita que já faliu sua primeira empresa antes dos 30 anos. Francisco Gil não chegou a esse ponto porque até essa idade dedicava seu tempo integralmente a uma carreira de executivo em grandes empresas. Foi lá que viu pequenos e grandes negócios promissores nascerem, decolarem e outras vezes ruírem. E algumas vezes também se recuperarem de grandes crises. Foi nesta época que aprimorou seu olhar para os negócios e criou uma grande rede de contatos.
Foi com essa visão realista do mercado de varejo que decidiu mudar de lado. Primeiro, se associou a outros quatro amigos para investir em uma empresa de importação especializada em marcas reconhecidas internacionalmente na área da beleza. Um dos mercados de importação mais promissores segundo diversas instituições e institutos de pesquisa. Grau de risco razoavelmente pequeno, levando em conta que seus sócios já traziam na bagagem a experiência de outros projetos na mesma área.
O passo mais ousado foi dado há cerca de dois anos, quando começou estudar a possibilidade de trazer para o Brasil, com exclusividade, britânica Me to You. A marca faz parte do Grupo Carte Blanche, que se consolidou por meio do ursinho de pelúcia Tatty Teddy, um personagem que tem o nariz azul e a pelagem cinza com mais de 1500 produtos no Reino Unido. A marca inglesa é especializada em greeting cards e gifts, ou seja, presentes criativos para datas comemorativas. Mercado consolidado na Europa, mas dando os primeiros passos no Brasil. Em voo solo e em paralelo a outra importadora, hoje o empresário entra no seu terceiro mês de operação efetiva. Ainda não "chegou lá" e sabe que tem uma longa jornada para consolidar a marca por aqui.
Essa nova geração de "eupresário" em que apenas uma pessoa consegue movimentar todos os processos da empresa, que não são poucos, trabalha muito. São cerca de 15 horas de trabalho diárias para dar conta e colocar os negócios em situação competitiva. Lança mão do conhecimento acumulado e de todas as ferramentas e estudos analíticos para fazer valer o investimento acumulado durante anos. Também utiliza plataformas digitais integradas para administrar o negócio. "Essas ferramentas foram fundamentais ao tomar a decisão de entrar em um segundo negócio. Tudo é terceirizado e todos os sistemas utilizados pela empresa se conversam entre si. Isso otimiza o trabalho, poupa tempo e mão de obra, consequentemente baixando o custo da operação e viabilizando o negócio", destaca Gil.
O empresário escolheu uma forma híbrida de lançar o ursinho Tatty Teddy no mercado. Primeiro em uma loja virtual própria e a depois em uma rede de lojas físicas, a Livaria Cultura. A uma semana do início efetivo nas lojas a empresa anunciou sua recuperação judicial e chegou a preocupar. Foi aí que entrou o preparo emocional que a nova geração do "Eupresário" precisa ter para tomar decisões arriscadas. Teve que ter resiliência até o fechamento do relatório do primeiro mês de vendas. "Quase tudo dentro do previsto, apenas alguns ajustes na rota de voo de Tatty Teddy no Brasil", destaca. E ainda ressalta o valor da reciprocidade: "As Livrarias Cultura tem um papel fundamental não apenas econômico, mas também cultural. Por isso, minha postura como empresário é sempre pela busca da compreensão mútua sobre o que deve ser feito. E claro, sempre assumindo riscos: essa é a vida real", finaliza Francisco Gil.
Serviço:
Me to You Brasil
www.ursinhosmetoyou.com.br
SAC:
@ursinhosmetoyou
Sobre a Azahar:
A Azahar Imports tem como foco a representação exclusiva de produtos com demanda reprimida e com alto potencial de consumo no Brasil. Sediada em Curitiba, no estado do Paraná, a empresa se especializou em realizar um trabalho de 360° com as marcas que representa. Atua desde o processo de importação, comercial, logística de distribuição até a estratégia de marketing de lançamento e sua manutenção do mercado. Desta forma, garante a preservação e manutenção da identidade da marca com a mesma atenção e cuidado com que foi idealizada em seu país de origem. Atualmente, a Azahar Imports representa com exclusividade a marca britânica líder do mercado de greeting cards e presentes na Europa, a Me to You. Tem no seu comando o jovem empresário Francisco Javier Planelles Gil, graduado em administração e direito com especialização na área financeira e marketing, e com atuação de mais de 10 anos no setor de bens de consumo e serviços. Atualmente também coordena mais outras duas marcas exclusivas, na área de beleza.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>