Crise faz empreendedorismo voltar a crescer no Brasil
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dino
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Empresários tiveram que se reinventar para encontrar uma alternativa de seguir em frente
“Minha esposa Solange e eu começamos a pensar em alguma coisa que pudesse mudar o nosso estilo de vida”, conta Luís Belentani
Perder o emprego nunca é fácil, ainda mais quando a idade avança e o desafio para se recolocar no mercado se multiplica. Pois foi nessa situação que muitos empresários se viram, quando foram demitidos das empresas onde trabalhavam.
Segundo o Sebrae, 11,1 milhões de empresas foram criadas por necessidade nos últimos 3,5 anos no Brasil.
Aos 57 anos de idade, Luis Belentani passou por uma grande mudança em sua carreira. O paulista de São José de Rio Preto trabalhava como gerente comercial até que um corte de funcionários na empresa fez com que ele perdesse o emprego. Mas, ao invés de se lamentar pela demissão, ele decidiu que era hora de empreender.
Aproveitou a rescisão para colocar um antigo sonho de pé: montar um empreendimento próprio no ramo da alimentação. “Quando recebi a notícia da demissão já pensei logo em abrir o meu negócio. É mais difícil para quem tem mais idade conseguir um serviço, então pensei: ‘agora é a hora’”, lembra o empreendedor.
Nascia assim a Tia Sô Minidelícias, uma loja de salgadinhos que virou rede de franquias e já fatura 20 milhões de reais. O negócio começou em São José do Rio Preto (SP) e hoje está em seis estados pelo país, com 71 unidades.
A principal estratégia do empreendedor foi agir rápido. “Numa situação como essa, em que estava desempregado, senti que não podia demorar, precisava tomar uma atitude rápido”, diz.
A crise econômica fez crescer o chamado empreendedorismo por necessidade, que estava em queda nos anos tempos de crescimento da economia. De 2014 para cá, quando o Brasil mergulhou em uma recessão, uma parcela maior de pessoas abriu uma empresa por falta de trabalho – e não por encontrar uma boa oportunidade de negócio.
Quem se interessar em abrir uma unidade da Tia Sô Minidelicias deve estar preparado para um investimento inicial de aproximadamente 70 mil reais, que já inclui a taxa de franquia, de 35 mil reais. O faturamento médio mensal de uma loja fica entre 40 mil e 50 mil reais, sendo que a lucratividade é de 20% a 30%, segundo a franqueadora.
Ficha Técnica:
Taxa de Franquia R$35.000,00
Montagem de Loja R$40.000,00
Fat. Médio R$45.000,00
Payback 18 meses
www.tiaso.com.br
Website: http://www.tiaso.com.br
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