Logo
Imprimir esta página

NRF 2019 mostra que consumidor é o agente da mudança do varejo

por Fabrizzio Topper

Quando você vai no maior e mais importante evento de varejo do planeta, o que não falta é novidade e tendência. A NRF 2019 é uma das melhores experiências para troca de informação, insights e evolução de conceitos de marcas. Mas tudo gira em torno das demandas do consumidor. Do chamado novo varejo de experiências, cada vez mais personalizadas por dados e otimizadas pelo aparato digital e tecnológico da atualidade.

Assisti mais de 30 palestras, ouvi mais de 100 palestrantes e visitei mais 40 lojas e – de forma resumida – as principais tendências convergem para integrar a conveniência do consumo físico com o digital para a satisfação do consumidor. De forma cognitiva, imersiva e tecnológica o novo varejo digitalizado promete entregar experiências reais, completando a lacuna de anseios dos mais diferentes e exigentes shoppers (consumidores).

Com a possibilidade de sentir-se fazendo parte integrante do processo criativo e individualizado, o consumidor estabelece um novo senso de valor e conexão com as marcas e produtos, com a construção das histórias de tal forma que o consumidor se sinta protagonista e não apenas um figurante descartável da experiência de compra, seja física ou digital.

Uma jornada fluída é de longe o mais importante para as marcas oferecerem aos seus clientes habituais. Pode não ser possível encantar sempre, mas ter de experimentar um processo moroso e truncado a cada compra que não deu certo é um adeus silencioso.

Pirotecnia digital e tecnológica ou lojas experiência, que não reforcem e ampliem a conversão comercial direta ou indiretamente, não fazem sentido, qualquer ponto de contato deve se certificar que captou o consumidor para a base para construção de uma jornada estruturada que possibilite atingir a conversão comercial ou entendimento do que deu errado. O cliente precisa sentir que “valeu a pena” a escolha que realizou, seja de ir à loja, comprar um produto ou utilizar um serviço. Precisa ser recompensador!

Não se deve esquecer que as compras online crescem, mas o consumidor precisa se sentir acolhido. O distanciamento virtual demanda a proximidade física e presença regional. Cada vez mais as marcas e negócios digitais demandam estratégias de bases físicas com o propósito conjugado de estabelecer conexão e valor, bem como de ampliar a eficiência logística do relacionamento, transformando lojas física em catalizadores do relacionamento digital e motores logísticos da jornada expandida do consumo fora dos ambientes físicos da marca. Os consumidores ao se sentirem relativamente amparados localmente, reduzem a percepção de distância e ao sentirem que é “fácil” se relacionar com a marca de onde estão passam a consumir com maior frequência e naturalidade.

Experiências precisam criar conexão e isto só e possível com muita pertinência e relevância que demandará cada vez mais sensibilidade das marcas para conhecer, interpretar e acolher as necessidades mais particulares dos seus clientes e isto é algo que aparenta ser o recurso mais escasso na era digital - a sensibilidade com o outro.

O que consegui registrar desta aventura no varejo de ponta internacional, especialmente americano e porque não dizer chinês, é que não dá mais para saber quem bebe de qual fonte de estratégia neste momento, mas quase arriscaria dizer que já não há mais fronteiras quando o tema é consumidor na era digital.

* Fabrizzio Topper, professor, consultor, empreendedor e cientista de consumo da era digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto