Conheça práticas de RH sugeridas pelos funcionários que fazem sucesso nas empresas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Gabriela Pederneiras
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Seguindo a tendência de empresas inovadoras como Spotify e Google, muitos negócios implantam práticas de gestão de pessoas diferenciadas, como videogames, áreas de descompressão, alimentos e bebidas à disposição. Mas o perfil de cada empresa é único e muitas vezes o que dá certo em uma, pode não funcionar em outra. Por isso, uma prática recorrente tem sido as áreas de gestão de pessoas consultarem os colaboradores para entender quais ações os deixariam mais motivados e engajados.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Gallup, o engajamento dos funcionários pode acarretar em até 20% de aumento no volume de vendas. Além disso, eles apresentam um desempenho 147% maior. Porém, apenas 13% dos trabalhadores ouvidos se diziam engajados. “Muitas vezes as empresas replicam modelos prontos que não atendem à cultura e ao público específico das pessoas que trabalham lá. Isso reflete diretamente no engajamento do time. Ter uma escuta ativa e desenvolver projetos que sanem as dores específicas da empresa garantem o sucesso da gestão, as pessoas se sentem acolhidas e não parte de uma ‘massa’”, explica Caroline Schmitz, diretora de gestão de pessoas da Cheesecake Labs, empresa que desenvolve aplicativos sob demanda.
Conheça algumas ações sugeridas por colaboradores que incentivam a tomada de decisão e fazem sucesso nas empresas:
Retornos
Na Cheesecake Labs são realizadas reuniões mensais, abertas a todo o time, para discutir soluções das demandas provenientes da pesquisa de clima e ouvidoria. Dessa forma, explica Caroline “é possível que as soluções sejam construídas em conjunto, dando vazão aos problemas e reforçando o empoderamento dos profissionais”.
Benefícios Flexíveis
Com o amadurecimento das empresas é comum que o perfil de profissional que as compõem se diversifique. Dessa forma, o mais juniores focam em benefícios mais imediatos e líquidos, e profissionais mais seniores, pelo andamento da carreira e da vida pessoal, buscam por benefícios de longo prazo e estendidos aos dependentes. “Olhando para este cenário, lançamos o plano de benefícios flexíveis, que permite uma personalização, sendo o próprio caker quem define, dentro de um ranking de possibilidades, os benefícios que melhor o atende”, explica Caroline
Onboarding
Na Involves, empresa que desenvolve o software para gestão de trade marketing Agile Promoter, a opinião dos colaboradores é levada em consideração tanto para criar práticas inovadoras como para entender se os benefícios disponíveis fazem sentido para eles. Ana Paula Panichi, Psicóloga, explica que “em algumas ações específicas, por exemplo no Programa de Involvimento, que são benefícios voltados para a qualidade de vida dos colaboradores — como massagem, Yoga e pilates — é aplicada uma pesquisa para verificar o grau de satisfação e mapear o que pode ser aprimorado”. O programa que treina e apresenta o negócio para novos funcionários, é um exemplo. “O processo de onboarding foi ideia de um colaborador do time de marketing para aprimorar esta etapa. Assim que a sugestão foi ouvida, ela foi implantada”, conta Ana Paula.
Home Office
A prática de home office também foi uma sugestão dos funcionários da Involves. Ana Paula Panichi explica que o benefício foi testado inicialmente com menos horas de trabalho remoto permitidas, mas hoje os colaboradores já podem fazer até 16h semanais de home office. “Com certeza ouvir os Involvidos, como chamamos quem trabalha na Involves, nos auxilia muito para seguirmos alinhados à nossa cultura. Eles que estão totalmente inseridos no contexto de trabalho deles e que podem nos dar sugestões mais propositivas sobre para onde devemos direcionar o nosso foco”, pontua Ana Paula.
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