Colisão de navios porta-contêineres na China
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Dois navios porta-contêineres colidiram no porto de Nansha em Guangzhou, na China, em 26 dezembro de 2018. As embarcações eram operadas pela Quanzhou Ansheng Shipping, uma unidade de transporte do Grupo Renjian.
O navio Ren Jian 15 tentava atracar no porto quando perdeu o controle e foi em direção ao Terminal de Contêineres de Longxue Island, onde se encontrava o navio Hai Su 10 que estava ancorado no porto. Vários contêineres do Hai Su 10 caíram no píer e muitos foram danificados, podendo ter prejudicado também as mercadorias neles contidas. Ambos navios sofreram danos em seus cascos, mas ainda não há informações sobre a extensão dos danos.
De acordo com a Administração de Segurança Marítima de Guangzhou, não houve feridos ou poluição provocadas pelo incidente, e as investigações para apuração da causa estão em andamento. O Ren Jian 15 é um porta-container, IMO 9459278, dwt 54325, capacidade 4380 TEU, construído em 2010, e bandeira da China. O Hai Su 10, também um porta-container, IMO 9339076, dwt 8131, com capacidade 698 TEU, construído em 2007, e bandeira da China.
Sempre que um acidente marítimo ocorre, desperta atenção para a importância do seguro. Para os danos às embarcações, deve ser acionado o seguro de casco marítimo que cobre o casco do navio, motor e maquinário. Para os danos a terceiros de natureza acidental, a responsabilidade civil do armador é garantida pelo Clube P&I (Protection and Indemnity).
Para os donos das cargas transportadas, existe o seguro de transporte internacional com cobertura contra os riscos de perdas e danos de causa externa às mercadorias, como acidente, avaria particular, molhadura, incêndio, explosão, extravio e roubo, avaria grossa, operações de carga e descarga, entre outros riscos.
Para evitar perdas financeiras em casos de acidentes durante a viagem marítima, todos os envolvidos na cadeia de transporte devem possuir o seguro adequado à proteção de sua atividade.
Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>