Três erros que o varejo deve evitar no período do Natal
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Andre Moraes
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O grande volume de vendas pode gerar desafios na área fiscal das empresas
O período do Natal é bastante conturbado para as empresas do varejo. Mas no bom sentido, já que o volume de vendas costuma ser bem mais alto do que em outras épocas do ano. Segundo previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas devem aumentar 2,8% em relação ao ano passado, movimentando R$ 34,5 bilhões na economia brasileira.
Neste momento, os responsáveis pela área contábil precisam tomar diversos cuidados para evitar de que a empresa tenha problemas no Fisco. Para ajudar nessa questão, a Arquivei, empresa de monitoramento, gestão e inteligência de dados e documentos fiscais, revela os principais erros cometidos nessa época e dá dicas de como evitá-los. Confira:
Não dar atenção às Notas Fiscais geradas
As Notas Fiscais eletrônicas (NFes) são importantíssimas para o setor contábil, pois elas registram a operação de venda. Assim, elas merecem atenção especial neste período do ano.
Os principais cuidados que devem ser tomados com esses documentos são:
Emissão e consulta autenticadas pela Secretaria da Fazenda;
Armazenamento seguro por, no mínimo, 5 anos mais o ano vigente;
Transporte do produto acompanhado de um CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) e um DANFe (Documento Auxiliar de NFe);
Escrituração das notas e entrega para o Fisco, considerando operações de devolução e cancelamento.
Não preparar a equipe contábil
Um dos maiores erros neste período de aumento nas vendas é não preparar a equipe contábil. Deve-se levar em consideração que o Natal toma bastante tempo da vida de qualquer colaborador, mesmo que seja uma loja virtual.
Se a empresa tem um bom planejamento e já estima o quanto a mais irá emitir e receber de Notas Fiscais, isto já é o suficiente para que o escritório contábil, ou o contador do e-commerce, se prepare para incluir este fluxo em suas entregas.
Também é importante lembrar que os descontos podem afetar bastante o fechamento do mês e as contas não podem ficar no vermelho.
Não fazer um planejamento no estoque e logística
Outro erro frequente é a falta de planejamento no estoque. Produtos em falta significam oportunidades de vendas perdidas e produtos sobrando significam estoque abarrotado e dinheiro parado.
Por isso, neste tipo de data, não se pode criar metas irreais de vendas. Ou seja, os varejistas não podem exagerar na compra de mercadoria para estoque, pois os produtos não foram feitos para ficarem parados. Sendo assim, faça um planejamento adequado e evite este tipo de cenário.
Ainda com relação ao estoque, é preciso cuidado no momento da entrega. Pode acontecer de o fornecedor descarregar o pedido errado, seja porque veio uma quantidade menor, ou porque não é aquela cor do produto que foi encomendada. Se isso acontecer com seu comércio, lembre-se que para devolver a compra, é necessário emitir uma nova NFe, pois qualquer mercadoria só pode ser transportada se estiver acompanhada de uma NFe.
Este processo fará com que o envio do pedido atrase, deixando o consumidor irritado, muitas vezes até recorrendo a sites como o Reclame Aqui. Por isso, investir em um bom fluxo de logística e monitorar o pedido que foi feito, mesmo antes da entrega, pode ser um diferencial para o varejista.
Para ter esse controle basta ter uma ferramenta como a Arquivei, que consulta a nota emitida contra o CNPJ da loja virtual em tempo real. Assim, caso o pedido tenha sido feito errado, é possível corrigir antes mesmo que ele chegue ao estoque.
Sobre a Arquivei
Integrada à Secretaria da Fazenda e prefeituras, Arquivei é uma plataforma online que monitora, consulta e armazena todos os Documentos Fiscais emitidos para um CNPJ em tempo real. Com sede em São Carlos e equipe localizada em São Paulo, a startup criada em 2014 já atende 60.000 clientes, que vão desde pequenas empresas até gigantes como Kraft Heinz, Lenovo e Batavo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>