Logo
Imprimir esta página

A rota da gestão de pessoas com o uso de BI

Por Leonardo Farah

Tecnologia + mineração de dados + trabalho especializado dos profissionais de Recursos Humanos. Esta é uma combinação preciosa – e indispensável –, quando pensamos no desenvolvimento humano dentro das empresas da atualidade. E isso porquê, hoje, é possível afirmar que, decisões não ancoradas em dados, inclusive no terreno do RH, podem ser consideradas apenas feeling.

Apesar disso, noto que, quando iniciamos um projeto de análise dos dados, na grande maioria dos casos, as primeiras áreas atendidas são as que tem como tema principal algo relacionado a finanças, vendas ou gestão comercial. Ou seja: dificilmente a área eleita como frente de cronograma é a de Recursos Humanos.

Mas, o fato é que, dentro dos parâmetros da gestão moderna, temos o princípio de que o diferencial competitivo entre uma empresa e outra está relacionando, em grande parte, ao desenvolvimento das pessoas.

Logo, se afirmamos que pessoas (leia-se, colaboradores) são parte fundamental do sucesso de qualquer estratégia de negócios, quando falamos em eleger projetos de BI, deveríamos olhar para este tema com a mesma importância que analisamos vendas ou finanças – apenas para citar duas áreas em que o BI já está fortalecido.

A boa notícia é que, aos poucos, esta perspectiva embasada no desenvolvimento humano vai crescendo nas empresas. Tenho notado, por exemplo, que algumas das companhias que tem nos contratado para a construção de seus projetos de BI, organizam suas prioridades partindo do desenvolvimento de painéis que acompanham todo o processo de gestão de pessoas.

A mudança no perfil do Gestor de RH

Dentro do hall de ferramentas que um gestor de recursos humanos atual deve utilizar em sua rotina, é fundamental que ele implemente o uso de de KPIs (Key Performance Indicators), afinal de contas, a gestão de pessoas está diretamente relacionada a estratégia e, em qualquer metodologia de planejamento estratégico, as pessoas aparecem na base que sustenta processos e números.

Sendo assim, aquela máxima do PDCA (planejar/fazer/checar/agir) deve ser atribuída da mesma forma no plano do desenvolvimento de pessoas e na avaliação de suas rotinas.

E esta visão gerencial baseada em dados já é realidade em diversas organizações. Todas as decisões ligadas a contratações, promoções e retenções em alguns de nossos clientes, por exemplo, já são tomadas aliando a percepção do gestor de recursos humanos – já que acreditamos que pessoas sempre serão fundamentais nas decisões –, aos insights gerados por meio de BI a partir de histórico, perfil, performance, região e outras variáveis relacionadas as pessoas avaliadas.

Avaliações de desempenho também já estão sendo projetadas em aplicações extremamente visuais e ágeis, com cruzamentos de dados em tempo real e sem a necessidade de espera por novas respostas. Isto faz toda diferença na gestão de pessoas: se há parâmetros definidos, há o poder de análise, pois o registro/dado está disponível e deve ser usado como ativo precioso.

Tudo isso, vale salientar, na palma da mão dos decisores através de dispositivos móveis e em qualquer lugar: gestão ágil e simples. Assim deve ser!

Em suma

Foi-se o tempo em que a gestão de pessoas dependia apenas do feeling. Hoje, com a avanço do uso de dados, é possível tanto desenvolver modelos de algoritmos para descoberta de novos talentos, quanto dar conta de questões mais específicas, como determinar se o atendente de uma loja deve ser colocado a postos em um determinado horário, por ter sido o mais escolhido por clientes naquele período.

Tudo isso nos permite afirmar que fazer uso dos dados disponíveis é fundamental para qualquer área de uma empresa, inclusive para o RH! Há, sem dúvidas, muita matéria-prima dentro de casa para tomarmos decisões que podem aumentar a produtividade de nosso time, e consequentemente, o diferencial competitivo de nossas empresas.

* Leonardo Farah é CEO na empresa Toccato, tem experiência de 20 anos como executivo em diversos segmentos de mercado, principalmente tecnologia, financeiro e saúde. Habilidade em liderar equipes comerciais, estruturar células de negócios, sendo facilitador ao atingimento da visão estratégica e metas. É responsável pela operação da Toccato em 10 estados liderando as diretorias administrativas e comerciais, relacionamento com o fabricante multinacional e com os sócios da empresa.

Sobre a Toccato

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil. Em seus 12 anos de existência, ganhou diversos prêmios de vendas, como Maior receita de vendas em clientes da base, Maior número de vendas em um único mês, Maior número de novos clientes, entre outros. Hoje com mais de 850 clientes e mais de 60 colaboradores, a companhia atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua ampla rede de canais, que contempla mais de 80 parceiros. A organização está sediada em Florianópolis, com unidades próprias nas principais capitais do País.

Sobre a Qlik

A Qlik é líder em visual Analytics. Seu portfólio de produtos atende às crescentes necessidades dos clientes a partir de relatórios e análises de dados self-service, bem como análises guiadas e personalizadas. Cerca de 40 mil clientes confiam nas soluções Qlik para dar significado às informações de diversas fontes e explorar as relações entre os dados que geram boas ideias. Com sede em Radnor, Pensilvânia, a Qlik possui escritórios em todo o mundo e conta com mais de 1700 parceiros em mais de 100 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto