Logo
Imprimir esta página

Quando metas não são cumpridas, um caminho pode ser refletir sobre a espiritualidade da empresa

De acordo com estimativas da Corall, menos de 20% das organizações têm consciência de que espiritualidade é importante dentro das empresas

Há empresas que elaboram planejamentos estratégicos, definem metas de equipe... mas nada sai do papel. Reuniões de projetos são agendadas diversas vezes e jamais ocorrem. A rotatividade de funcionários é alta mesmo com salários e benefícios acima da média de mercado. Na visão da empresa Corall, situações como essas não são frutos do acaso e podem carregar razões ainda inconscientes para que elas ocorram. Muitas vezes esses movimentos podem estar ancorados no campo da espiritualidade das empresas - aquilo que se sente mas não se vê.

Estima-se que menos de 20% das empresas tenham consciência de sua espiritualidade, sendo que o tema ainda é considerado um tabu em grande parte das organizações. Para a Corall, espiritualidade é um termo amplo usado para determinar muito do que a ciência exata ainda não consegue explicar e não está necessariamente ligado à religião. A espiritualidade também possui tendência a influenciar temas como cultura e valores organizacionais, pois é um assunto subjetivo e metafísico, que culturalmente foi deixado de lado por muito tempo.

De qualquer forma, assumida ou não, a espiritualidade está presente no dia a dia de todas as empresas. Muitas das respostas que as empresas buscam não são evidentes e estão na esfera espiritual. “A espiritualidade em uma organização está ligada a aceitar a nossa ignorância sobre muitas questões, ou seja, assumir que não compreendemos e não conseguimos mapear e dominar todas as informações disponíveis em um ambiente”, explica Marcio Svartman, sócio da Corall.

Com isso, no processo de reconhecimento da espiritualidade, é importante que as empresas tenham consciência também que, para evoluir do lugar que estão para o que almejam, algo precisa literalmente morrer e dar lugar ao novo. “É importante permitir-se mudar e incluir novos movimentos que não estavam nos planos, até porque o próximo movimento é sempre desconhecido e decorrente do anterior. Seguir sempre agendas de trabalho pode engessar a evolução de uma organização”, complementa Ney Silva, sócio da Corall.

Menos metodologia e mais acolhimento

Além de confundirem espiritualidade com religião, as empresas geralmente estão habituadas a seguirem metodologias e respostas precisas para cada ação. “O mundo corporativo está repleto de modelos cartesianos e mecanicistas, em que o costume é seguir procedimentos lineares e sequenciais. Porém, no contexto que vivemos, esse formato é cada vez menos adequado, pouco eficiente e bloqueia processos evolutivos”, comenta Marcio.

A espiritualidade está integrada em cada etapa dos processos de evolução corporativa orientada pela Corall e que aumentam as possibilidades de potencializar os resultados. Cada momento dessa evolução é único e intangível. O que serve para uma companhia, não necessariamente serve para outra. Segundo Ney, as empresas não evoluem quando seguem no piloto automático, então é vital aceitar e o acolher a espiritualidade, bem como respeitar que cada acomodação tem um porquê de existir.

Para a Corall, conectar-se com o campo espiritual durante a execução de um trabalho é fundamental, e por isso o trabalho demanda presença e fundamenta-se no fluxo disponível. “É no estado de presença que temos maior audição para o que as pessoas e seus ecossistemas estão dizendo. É esse estado que nós da Corall acreditamos que seja fundamental para que uma empresa evolua. Só assim podemos nos conectar com espiritualidade”, conclui Ney.

Sobre a empresa

A Corall começou a atuar em 2011 com o encontro de quatro amigos - Angélica Moretti, Artur Tacla, Maurício Goldstein e Vicente Gomes - que compartilhavam uma visão de mundo e inquietações com relação ao seu trabalho como consultores e executivos no mundo dos negócios. Eles entendiam esse encontro como um chamado para algo maior, o que acabou se concretizando com a fundação da empresa em 2013.

O nome da empresa é inspirado nos recifes de coral, estruturas orgânicas que formam sistemas com alta capacidade de regeneração, transformação, grande biodiversidade e eficiência. É também uma fusão entre as palavras “core” (essência) e “all” (todos). Inclui ainda outros significados, como a afinação e a beleza da música cantada em conjunto, em coral, e o simbolismo da cobra coral, que, no universo das organizações, pode significar tanto algo perigoso quanto transformador.

Hoje a empresa conta cerca de 150 clientes e mais sócios e sócias: Alessandra Almeida, Alessandro Gruber, Érica Isomura, Fábio Betti, José Luiz Weiss, Marcelo Ribeiro dos Santos, Marcio Svartman e Ney Silva. E, assim, a Corall se mantém inquieta na busca por metodologias e conhecimentos que provoquem as mudanças para renovar e equilibrar o mundo da atualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto