Logo
Imprimir esta página

Cofre Virtual elimina dispositivos físicos e armazena certificado digital em ambiente online e seguro

O crescente uso dos certificados digitais nas ações do Poder Judiciário levou a Softplan, empresa referência na informatização da Justiça brasileira, a desenvolver uma solução online para facilitar o uso desses certificados.

Chamada de Cofre Virtual, a plataforma elimina a dependência de dispositivos físicos, como tokens ou smart cards, e armazena o certificado digital em ambiente online e seguro.

O armazenamento é feito em nuvem para garantir a segurança e tem certificação da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) — uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão, vinculada ao ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

Na prática, o profissional do mercado jurídico pode estar ausente do escritório e, mesmo assim, assinar a petição, contratos e qualquer outro tipo de documento utilizando o seu computador ou smartphone, de forma simples do local em que estiver.

O Cofre Virtual permite acesso ao certificado digital a qualquer hora, de qualquer lugar, conferindo agilidade na assinatura de documentos no escritório e remotamente.

“Além disso, o Cofre Virtual é compatível com diversos sistemas dos ministérios públicos e tribunais, entre eles o SAJ, do TJSP”, explica Thiago Stabile, coordenador de inovação da Softplan, empresa líder em transformação digital, analytics e inteligência artificial para o ecossistema da Justiça. “O alto padrão de segurança no armazenamento é outro diferencial do sistema”, acrescenta.

Para dispor dessa facilidade, o usuário precisa solicitar o seu certificado digital à Autoridade Certificadora, por intermédio do site do Cofre Virtual, e escolher a opção para Armazenamento no Cofre Virtual. Dessa forma, adquire o espaço na nuvem para manter o certificado em ambiente online.

Atualmente, existem dois tipos de certificados digitais: A1 e A3. O cerificado digital A1 é gerado e armazenado no próprio computador do usuário e possui um ano de validade. O certificado digital A3 é disponibilizado na forma de token ou cartão e pode ser usado em qualquer computador, sendo válido por três anos.

Nos casos em que o certificado for emitido por outra certificadora, é preciso considerar o tipo de certificado. Sendo um certificado do tipo A1, é possível fazer uma cópia para inseri-lo no Cofre. Já para certificados do Tipo A3, a solução ainda está sendo desenvolvida.

Outras informações: cofrevirtual.com.br.

Sobre a Softplan

É referência em transformação digital, analytics e big data para a Justiça brasileira. É uma das maiores empresas de Brasil no desenvolvimento de softwares de gestão. Possui cerca de 1,7 mil funcionários e suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos. Desde 1990, a companhia atua de modo a tornar a gestão pública e privada no país mais transparente, eficiente e ágil com o uso de tecnologias modernas e inovadoras. Ao longo desses anos, a Softplan acabou especializando seus softwares de gestão para alguns segmentos específicos: Justiça, Infraestrutura e Obras, Gestão Pública, Projetos cofinanciados por Organismos Internacionais e Indústria da Construção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto