Logo
Imprimir esta página

Vamos falar sobre conteúdo? Descubra o que é importante para o seu público

O que você pensa quando planeja uma postagem nas redes sociais? Qual a sua estratégia? Tem alguma ou simplesmente posta o que vem à cabeça? Quais são os canais que utiliza? Você publica o mesmo conteúdo em todas as redes? Dependendo das respostas dadas, sua concorrência pode estar te deixando para trás.

“É impensável não aproveitar todas as possibilidades que a Internet pode oferecer, independentemente do tamanho ou da verba disponível.Local: Niterói - RJ

A primeira coisa que deve ser dita é: Internet não é sinônimo de Outdoor eletrônico. A mídia é importantíssima para qualquer estratégia, mas é preciso que se tenha uma linha editorial e de conteúdo. Plano de comunicação não deve ser apenas um termo para impressionar, deve, efetivamente, fazer parte da sua gestão. De antemão posso dizer que desejar "bom dia", ou fazer menção a qualquer efeméride não é, definitivamente, comunicar-se com qualidade e conteúdo.

Conhecer os interesses, sonhos e necessidades do seu público e oferecer informações relevantes relacionadas a eles, minimamente, gera afinidade e conexão. Ao contrário, fazer publicações vazias, ou simplesmente panfletárias, causa repulsa do sujeito que buscou a rede social para se divertir ou interagir com conhecidos e marcas familiarizadas. Sim, por incrível que possa parecer esses são os objetivos que todos temos quando acessamos nossos perfis. Ninguém entra no Facebook, atualmente a rede social de maior influência no mundo, com o objetivo de comprar algo, porém muitos players de mercados variados conseguem vender, enquanto outros não convertem absolutamente nada. A "mágica" está justamente na utilização de planejamento para a identificação da necessidade ou desejo e entrega do conteúdo ideal.

No parágrafo anterior citei o Facebook, mas todos os aplicativos e sites de relacionamento podem ser utilizados, desde que haja definição do propósito de cada local. Muitos canais, inclusive, são utilizados pelo Google para posicionar a empresa nos resultados de busca dos usuários. Fato que também deve ser levado em consideração na hora de traçar a estratégia de comunicação, que deve ser desenhada combinando os diferentes canais, com diferentes conteúdos entregues. O ideal é que o método contemple todos os locais onde definiu-se estar presente, mas de forma complementar, não apenas colando a mesma informação em todos os ambientes.

Uma boa técnica é levar em consideração o próprio site, deixado de lado por muitas pequenas e (até) médias marcas e empresas. É, sem dúvida, o melhor canal para divulgação de produtos, serviços, combate a boatos e "fake News" - tão difundidas atualmente, além de, através da entrega de conteúdo, estar presente na memória do cliente. Lembre-se que hoje os computadores estão em nossos bolsos, através dos smartphones, utilizados por 80% (oitenta por cento) do total de usuários que acessam a Internet. Aproveitar a potencialidade dos mensageiros, como WhatsApp e Messenger, estrategicamente, deve fazer parte do estudo das escolhas possíveis. Apesar de antigo, o bom e velho e-mail também pode ser eficaz e não deve ser esquecido.

Enfim, são tantas as possibilidades que devem ser pesadas, medidas e analisadas que não é possível, definitivamente, criar presença na rede sem elaboração e delineamento do que se pretende e da energia que será dispensada para isso. Também é impensável não aproveitar todas as possibilidades que a Internet pode oferecer, independentemente do tamanho ou da verba disponível. Caso perceba-se que o trabalho pode ser mal feito ou acabar prejudicando, leve em consideração buscar a colaboração de empresas e profissionais que possam oferecer o suporte adequado enquanto você se dedica ao seu ofício, que deve ser de excelência!

Pablo Rossken () é empresário. Atua nas áreas de publicidade, jornalismo e marketing.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto